Criação e prática docente no atelier de carnaval de Samuel Abrantes
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630532021185Parole chiave:
Figurinos, Carnaval, CoautoriaAbstract
O presente artigo relata o processo de criação de figurino, associada a prática docente, do professor Samuel Abrantes em seu atelier de Carnaval; bem como a Coautoria em seus figurinos, com alunos e carnavalescos. Dois estudos de caso são elencados pelos autores para análise dos processos de construção, metodologia, escolha de materiais e soluções de problemas, ao longo dos mais de 15 anos em que os pesquisadores acompanham Samuel em sua produção de figurinos carnavalescos para o carnaval carioca. Além da metodologia e do processo de criação, o artigo descreve a importância da troca de experiencias, o aprendizado de forma e a importância do papel do figurinista - e a transdisciplinaridade que a profissão exige - independente da mídia para a qual o figurino seja criado. Reforça, também, a importância da Práxis para a construção de uma teoria reflexiva do figurino carnavalesco e da formação do artista, dentro e fora da academia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. A ensinagem como desafio à ação docente. Santa Catarina: Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ (pág. 66 a 77) - Ano 4 – jan./ jun., 2002.
ABRANTES, Samuel. Samile Cunha. Transconexões, Memórias e Heterodoxia. Rio de janeiro: Rio Books, 2014.
ABRANTES, Samuel. Poética Têxtil: Figurinos, memórias e texturas. Rio de Janeiro: Onda, 2011.
ABRANTES, Samuel. Itinerários da criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de janeiro: Boaz, 2017.
CHAGAS, Deborah Christo. Estruturas e Funcionamento do Campo de Produção de Objetos do Vestuário No Brasil. Rio de janeiro: Estação das Letras e Cores, 2008.
CUNHA, Milton. Carnaval é Cultura: poética e técnica no fazer escola de samba= [Carnival is culture: the poetry and techinique that lie behind the samba school] / Milton Cunha - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
FERREIRA, Felipe. O marques e o Jegue. Rio de Janeiro: Altos da Glória, 1999.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera I. Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Cátedra, 1996a.
LUKÁSCS, György. Estetica: Cuestiones preliminares y de principio. Tradução Manuel Sacristán. Barcelona, México: Ediciones Grijalbo, 1966.
ROUBINE, Jean- Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980/ Jean-Jacques Roubine; tradução e apresentação, Yan Michalski. - 2ed.- Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Danielle Joia, André Dias

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.

