Subversão em performance na escola pública e diálogos com as políticas culturais
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021133Parole chiave:
Performance, Escola pública, Políticas culturaisAbstract
Neste artigo, busquei relações entre a subversão em artes, na transgressão como elemento da performance, com aspectos das economias locais em cultura, no espaço da escola pública, onde sou professor. No percurso de meu doutorado, construo paralelos com alguns conceitos de política cultural no sistema econômico e político vigente, chamando a atenção crítica para a arte formatada nos ambientes de educação apenas como um produto restrito a dissimular ausências e carências, a falta de acesso às ampliações de percepções estéticas, que evocam para mim um embate contra a simples reprodutibilidade de sistemas artísticos. Benhamou, no texto A economia da cultura, fala em política cultural e pública de forma que estas possam construir pontes entre a arte, tomada como uma imanência completa e total do indivíduo e sua idiossincrasia – utopias pessoais, realidades internas, ontológicas e subjetivas –, e o sistema do qual o mercado faz parte, com seus efeitos monopolistas. Desse modo, podemos mostrar um pouco sobre como estabelecer essas relações entre arte crítica subversiva, de confronto ideológico, moral, institucional, burocrático, com as políticas culturais que podem revitalizar espaços, gerar economias locais, sociais, e a geração de receitas em contato com o aspecto de mercado, sem que este absorva totalmente o ato criativo, transformandoo num produto sem história, sem vida, “sem alma”, a não ser que esse seja o objetivo da produção artística em questão.Downloads
Riferimenti bibliografici
ANJOS do Esporte. LS Nogueira, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.lsnogueira.com.br/projeto/anjos-do-esporte. Acesso em: 14 jun. 2020.
BENHAMOU, Françoise. A economia da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Revista Cult, n. 209, fev. 2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/ home/2016/02/sociedade-brasileira-violencia-e-autoritarismo-por-todos-oslados/#respond. Acesso em: 20 jul. 2017.
G1 SANTOS. Projeto Guri tem mais de 300 vagas na Baixada Santista e Vale do Ribeira. G1, Santos, 25 jun. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/santosregiao/noticia/2019/06/25/projeto-guri-tem-mais-de-300-vagas-na-baixada-santista-evale-do-ribeira.ghtml. Acesso em: 14 jun. 2020.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Brasília: MMA, 2006.
PROGRAMA Vocacional. Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo, 22 abr. 2015. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/formacao/index.php?p=7548
QUEM somos. Projeto Guri, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.projetoguri.org.br/quem-somos. Acesso em: 14 jun. 2020.
RODRIGUES, Damaris. Teia, coworking gratuito da Prefeitura de São Paulo, inicia as atividades nesta segunda (4), em Cidade Tiradentes. Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo, 1 nov. 2019. Disponível em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/noticias/?p=287342. Acesso em: 14 jun. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Thiago Camacho Teixeira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.