A visibilização da nudez da pessoa negra com deficiências: por uma estética anticapacitista
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630732023e3399Mots-clés :
sociedades normalizadoras, pessoa com deficiência, capacitismo, anticapacitismo, artes visuaisRésumé
Vivemos no interior de sociedades alicerçadas sobre os efeitos dos dispositivos de controle, entre os quais estão os ideais normalizadores. Esses ideais edificam um binarismo estrutural: de um lado, os saudáveis, os eficientes, os perfeitos, os belos, os brancos; do outro, os doentes, os deficientes, os imperfeitos, os feios, os negros. É no interior desse binarismo que se fomenta uma estética capacitista, que impõe sobre os corpos das pessoas com deficiências, sobretudo da população negra deficiente, uma densa obscuridade, que impede que esses corpos sejam tencionados a partir de uma dimensão estética. O presente artigo tem como objetivo pensar o “lugar” dos corpos das pessoas negras com deficiência em nossas sociedades, sobretudo em manifestações artísticas, ao mesmo tempo em que irá descortinar vias possibilitadoras de visibilização desses corpos, capazes de inaugurar uma estética anticapacitista.
Téléchargements
Références
DIAS, Fernando Rosa. Estatutos do corpo na arte contemporânea. In: CorpoIMAGEM: representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa – Portugal: Faculdade de Belas Artes (FBUL), Universidade de Lisboa, Portugal, 2019, p. 197 - 205.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos).
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. Curitiba: 2. Ed. Ver. E atual. Ibpex, Série Fundamentos da Educação, 2011.
GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo eccapacitismo. Editora Terra sem Amos: Brasil, 2021.
McGUSHIN, Edward F. Foucault’s askesis: an introduction to the philosophical life. Cidade: Northwestern University Press, 2007.
SIEBERS, Tobin. Disability Aesthetics. Michigan: University of Michigan Press, 2010.
SILVA, Julia de Paula Sales. Por uma “História Política do Poder”: A materialidade do poder no pensamento de Michel Foucault. 2022. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Portugal: Nova Vega, 2012.
Lista de Imagens
IMAGEM 01. Retrato de um homem com deficiência. Autor desconhecido. Óleo sobre tela, século XVI. Museu de História da Arte, Viena. Disponível em: http://bidok.uibk.ac.at/projekte/bildnis/. Acesso em: 09 de julho de 2022.
IMAGEM 02. Lua nova I. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 03. Lua nova II. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 04. Lua nova III. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 05. (Em)Canto. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 06. Abjeto I. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 07. Abjeto II. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 08. Abjeto III. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 09. Abjeto IV. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 10. Abjeto V. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fábio dos Passos, Robson Xavier 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.