O editorial de moda a partir da arte relacional
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630512021175Mots-clés :
Arte relacional, Campo artístico, Fotografia de ModaRésumé
A pesquisa estuda o editorial de moda como narrativa fotográfica e analisa os conceitos de arte relacional, comparando no tempo o posicionamento e a liberdade criativa das editorias de moda com os seus colaboradores. Cada vez mais a arte vem construindo um campo que valoriza a imagem como o lugar das experiências, no qual o espectador é convidado a ser participante da obra e a assumir a mesma importância do artista. A obra só é completa com o fruto dessa relação. Os autores estudados são Nicolas Bourriaud, Anne Cauquelin e Vilém Flusser. Faz uso da pesquisa descritiva com foco nos editoriais de moda, onde observa-se a relação das editorias, dos colaboradores e de seus espectadores. Por fim, busca-se compreender de que maneira um editorial de moda, fruto do diálogo entre a inspiração e as relações compartilhadas durante o processo artístico, pode ser considerado uma forma relacional.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, Nycolas. Estética relacional e as marcas na superfície: corpo-afeto-cidades-arte-política. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Arte
e Cultura Visual: arquivos, memórias, afetos. 8., 2015, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG / Núcleo Editorial FAV, 2015. p. 696-704.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 149 p. Disponível em: <https://www.academia.edu/37004505/Est%C3%A9tica_Relacional>. Acesso em: 15 mai. 2020.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 110 p.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Um homem livre, uma cidade feliz. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, v. 20, n.1, p.36-53, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2673>. Acesso em: 15 mai. 2020.
CARROLL, Henry. Leia isto se quiser tirar fotos incríveis de gente. Tradução: Edson Furmankiewicz. 1. ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2015. 13 p.
CARROZZINI, Francesco. Franca: Chaos and Creation. Netflix, 2016.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma introdução. Tradução: Rejane Janowitzer. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 169 p.
CATELLAN, Maurizio. Catalogo dei viventi 2007. Gazzetta, 2007. Disponível em: <https://www.gazzetta.it/altrimondi/catalogodeiviventi09/scheda_personaggio.shtml?lettera=c&id=265>. Acesso em: 15 mai. 2020.
CORRÊA, Amélia Siegel; OLIVEIRA, Luana Hauptman Cardoso de. A Arte Relacional e a Participação do Público: Aproximações Poéticas do Período de 1960-70 com a 27ª Bienal de São Paulo. Mediações. Londrina, v. 21, n. 2, p. 254-278, jul./dez., 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/43012760/A_Arte_Relacional_e_a_Participa%C3%A7%C3%A3o_do_P%C3%BAblico_Aproxima%C3%A7%C3%B5es_Po%C3%A9ticas_do_Per%C3%ADodo_de_1960-70_Com_A_27a_Bienal_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 15 mai. 2020.
COSTA, Aline Alves; COSTA, Edivaldo da Silva Costa; SILVA, Mirleide Andrade Silva. Conhecimento científico e senso comum: uma abordagem teórica. In: Anais do Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 7, 2013, São Cristóvão, 7p. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9718/96/95.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.
DAMASCENO, Julie Christie. A estética kantiana: o belo, o sublime e a arte. Intuitio, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 146-158, dez., 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/download/18840/14206>. Acesso em: 15 mai. 2020.
DUCCI, Carlo; SCALIA, Lella. Walking by Peter Lindbergh. Vogue Itália. Milão, n. 794, p. 242, out., 2016. Disponível em: <https://www.vogue.it/en/fashion/cover-fashion-stories/2016/10/08/cover-vogue-italia-october-2016-walking/>. Acesso em: 15 mai. 2020.
ESTEVÃO, Ilca Maria. Entenda a polêmica por trás das capas da Vogue Brasil de maio e junho. Metrópoles, 2020. Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/entenda-a-polemica-por-tras-das-capas-da-vogue-brasil-de-maio-e-junho>. Acesso em: 25 mai. 2020.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. Estética e transgressão: da arte radical à arte radicante. Artelogie, Paris, v. 8, [s.n.], jan. 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/artelogie/593#article-593>. Acesso em: 15 mai. 2020.
FEININGER, Andreas. Una Filosofia della Fotografia. Catálogo da Exposição. Museu d'Art Espanyol Contemporani. Palma, 2008.
FINNIGAN, Kate. Franca Sozzani: ‘It's the people in fashion who make fashion ridiculous’. Telegraph, 2013. Disponível em: <http://fashion.telegraph.co.uk/news-features/TMG10143255/Franca-Sozzani-Its-the-people-in-fashion-who-make-fashion-ridiculous.html>. Acesso em: 21 de mai. 2020.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da
fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. 82 p.
PINHEIRO, Roberta. Fotógrafo Bob Wolfenson compartilha experiências em curso online. Correio Braziliense, 2019. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/09/21/interna_diversao_arte,783463/curso-online-bob-wolfenson.shtml>. Acesso em: 15 mai. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental (org.); Editora 34, 2005. 72 p.
SANTOS, Elizangela. Sobre uma estética relacional. Leituras Contemporâneas: Narrativas do Século XXI, 2015. Disponível em: <https://leiturascontemporaneas.org/2015/12/16/sobre-uma-estetica-relacional/>. Acesso em: 15 mai. 2020.
SILVA, Marcelo de Souza. Reflexões sobre Uma e Três Cadeiras, de Joseph Kosuth. HACER - História da Arte e da Cultura: Estudos e Reflexões, Porto Alegre, 2019. Disponível em: <http://www.hacer.com.br/kosuth>. Acesso em: 15 mai. 2020.
SOBRAL, Cláudia. Peter Lindbergh. O fotógrafo que fez as supermodelos. Jornal i, 2019. Disponível em: <https://ionline.sapo.pt/artigo/670311/peter-lindbergh-o-fotografo-que-fez-as-supermodelos?seccao=Mais>. Acesso em: 15 mai. 2020.
TIBURI, Marcia. Arte Contemporânea: sobre nossa dificuldade de pensar e fazer. Revista Cult, 2012. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/arte-contemporanea-sobre-nossa-dificuldade-de-pensar-e-fazer/?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996>. Acesso em: 15 mai. 2020.
TORRES, Patrícia. Franca Forever. Vogue Portugal, 2019. Disponível em: <https://www.vogue.pt/franca-forever>. Acesso em: 20 mai. 2020.
VOGUE BRASIL. In: Instagram, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B_nZe1FlJda/>. Acesso em: 30 abr. 2020.
VOGUE BRASIL. Pela primeira vez em mais de 100 anos da publicação, Vogue Itália publica capa em branco por conta da pandemia. In: Globo.com, 2020. Disponível em: <https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/04/pela-primeira-vez-em-mais-de-100-anos-da-publicacao-vogue-italia-publica-capa-em-branco-por-conta-da-pandemia.html>. Acesso em: 30 abr. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés vanilson luis de melo coimbra 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.