Notas biográficas de uma coleção de indumentária
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630532021087Palabras clave:
Indumentária, Coleção, Biografia cultural.Resumen
A coleção de Indumentária Sophia Jobim – CSJ, do Museu Histórico Nacional – MHN, pertenceu à Maria Sophia Jobim Magno de Carvalho (1904-1968), que foi professora, figurinista, jornalista, pesquisadora e colecionadora de trajes, acessórios e histórias. Após o falecimento de Sophia toda a coleção dela foi doada Museu Histórico Nacional – MHN. A Coleção Sophia Jobim – CSJ está dividida em três partes: arquivo histórico; biblioteca e reserva técnica. A pesquisa estuda toda a coleção, mas encontra-se em andamento, por isso apresentamos os resultados parciais que, inevitavelmente, se confundem com a biografia da colecionadora. Nossa abordagem se aproxima de investigações similares daquelas que tratam os acervos de indumentária / moda com o foco voltado para a biografia cultural de objetos, conforme: Amy de la Haye, Lou Taylor e Eleanor Thompson (2005); Igor Kopytoff (2008); Rita Andrade (2008). Esse tipo de perspectiva nos ajuda no entendimento da coleção que Sophia Jobim juntou, ao longo de sua trajetória profissional, culminando com a inauguração do Museu de Indumentária Histórica e Antiguidades – MIH. Por isso, é necessário perguntar: De onde essas peças vieram? Como foram adquiridas? Quem eram seus antigos donos? É possível verificar e responder estes questionamentos? Ao adquirir objetos de arte e peças / acessórios de indumentária para sua crescente coleção, Sophia parecia estruturar o “seu museu”, como vemos neste texto. Assim, os objetos culturais que ela comprou passaram pelo processo de mercantilização e valoração que, por conseguinte, iriam refletir esses valores na trajetória de sua colecionadora, e vice-versa.
Descargas
Citas
ANDRADE, Rita Morais de. Boué Souers RG 7091: a biografia cultural de um vestido. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tese de Doutorado em História), 2008.
EWBANK, Cecília de Oliveira. “O desaparecimento dos museus no Rio de Janeiro e a (re)existência do Museu Nacional”. In: Revista Eletrônica Ventilando acervos. Florianópolis: Museu Vitor Meireles, 2019.
HAYE, Amy de La; TAYLOR, Lou; THOMPSON, Eleanor. A family of fashion: the Messels dress colletion. Londres: Philip Wilson Publishers, 2005.
IRÃO a leilão nossas relíquias. In: Tribuna da Imprensa. Ed. 2286, 12-07-1957. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=154083_01&pasta=ano%20195&pesq=%22ir%C3%A3o%20a%20leil%C3%A3o%22&pagfis=36067. Acesso em 19 ago. 2020.
KOPYTOFF, Igor. “A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo”. In: APPADURAI, ARJUN. A vida social das coisas. Niterói: EDUFF, 2008.
RUNTE JÚNIOR, Eduardo Frederico. Genealogia do Conde da Estrella e de seus filhos, o Barão da Estrella e o Barão de Maia Monteiro e subsídios para sua história. Disponível em: http://eduardorunte.com.br/livros/livro3.html . Acesso em: Petrópolis: 20 nov. 2019.
SILVA, Antonio Carlos Simoens da. Leilão do Museu Histórico “Simoens da Silva”. Rio de Janeiro: Ernani Leiloeiro/Gráfica Imperador Ltda., 1957.
TROMPOWSKY, Gilberto. “Festa em Santa Teresa”. In: O Jornal. Ed. 9337, 01-10-1950. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=110523_05&pasta=ano%20195&pesq=Trompowsky&pagfis=4154. Acesso em 24 ago. 2020.
VIVIEN viu Museu de Indumentária. In: Diário Carioca. Ed. 19479, 15-05-1962. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=093092_05&pasta=ano%20196&pesq=%22Vivien%22&pagfis=9646). Acesso em 22 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Madson Luis Gomes de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
-
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia CreativeCommonsAttribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier formato o soporte para cualquier propósito, incluso comercial.
2. Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se respeten los términos de la licencia.Bajo los siguientes términos:
1. Atribución — Debe otorgarse el crédito adecuado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado modificaciones. Esto debe hacerse en cualquier circunstancia razonable, pero sin sugerir que el licenciante aprueba el uso del material.
2. Sin restricciones adicionales — No se pueden aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permita. - Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento anti-ético de publicación y es inaceptable. Esta revista utiliza el software iThenticate de control de semejanza".