A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630222018092Résumé
Este artigo pretende expor as práticas pedagógicas no âmbito do Design de Vestuário, associadas ao desenvolvimento de competências na área da criatividade. Relata exercícios de fomento à criatividade, nomeadamente técnica de "Brainstorming" como incentivo ao “Pensamento Lateral”, assim como “Mapas Mentais” e “Analogias por Fantasia”, adaptadas à metodologia tradicional de desenvolvimento de coleções em design de moda, aplicados aos alunos do Curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda, da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal.
Téléchargements
Références
ALENCAR, E.S., et al., Medidas de Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BODEN, M. A., Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
BROWN, T., Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Traduzido por Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DE BONO, E., O pensamento lateral: um manual de criatividade, Traduzido por Tânia Ganho. Cascais (PT): Ed. Pergaminho Lda., 2005.
DE MASI, D., Criatividade e Grupos Criativos : Fantasia e Concretude, Tradução: Léa Manzi, Yadir Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
DUALIBI, R., SIMONSEN, J. H., Criatividade e Marketing São Paulo Ed., 1990.
DUALIBI, Roberto; SIMONSEN. Harry Jr. Criatividade e Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
FIORINI, V., Design de moda: uma abordagem metodológica. Em: Pires, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos, São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 95-114, SP 2008.
GOMES, L. V., Criatividade e Design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre: sCHDs editora, 2011.
MATTAR, J., Design Educacional: educação à distância na prática. 1º Ed, São Paulo: Ed. Artesanato Educacional, 2014.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros. A exploração da criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. Anais do 1º Congresso Internacional de Moda e Design CIMODE, Guimarães (PT), Universidade do Minho, nov, 2012.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. Incentivo ao consumo consciente através de processos alternativos de criação em moda. Anais do VIII Colóquio de Moda, set, Rio de Janeiro (BR), 2012a.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. O desenvolvimento da criatividade, através da utilização de técnicas de mapas mentais e analogias, no processo de criação em moda. Anais do III Internacional Conference on Global Fashion, nov, Madrid, ESP, 2012b.
MAZZOTTI, Karla. O Estudo da Criatividade do Designer de Moda e a sua Relação com o Ambiente Moderno de Comunicação e Consumo. Dissertação de Mestrado em Design de Comunicação de Moda, Universidade do Minho, PT, dez, 2012.
MUNARI, B., Das coisas nascem coisas, Tradução: José Manuel de Vasconcelos, Lisboa: Edições 70, 1981.
MUNARI, B., Fantasia - invenção, criatividade e imaginação, Lisboa: Editorial Presença Lda.,1987.
NOVAES, M. H., Psicologia da Criatividade, Ed. Vozes Ltda., Petrópolis, 1977.
OSBORN, A., O Poder Criador da Mente: princípios e processos do pensamento criador e do “brainstorming”, Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa SP, 1987.
OSTROWER, F., Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis: Vozes, 2010.
TORRANCE, E.P., Criatividade - Medidas, Testes e Avaliações, São Paulo: Ibrasa, 1976.
TSCHIMMEL, K., Processos criativos: a emergência das ideias na perspectiva sistémica da criatividade, Porto : Edições ESAD, 2011.
WECHSLER, S. M., Criatividade - Descobrindo e Encorajando, Campinas: Ed. Psy, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.