Carta Editorial | Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais têxteis e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630932025e7947Parole chiave:
teoria e metodologia do design, educação em design, métodos de design digital, materiais têxteis, engenharia de design de produto têxtilAbstract
Esta Carta Editorial apresenta o Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais Têxteis e Educação da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, publicado em outubro de 2025. No texto, os organizadores Lais Kohan, Ivis de Aguiar Souza e Júlia Baruque-Ramos contextualizam a importância da integração transdisciplinar entre Design, Engenharia, Educação e Materiais Têxteis para a resolução de problemas complexos da sociedade contemporânea.
O dossiê está organizado em quatro seções principais, que evidenciam uma reflexão articulada entre: 1. Teoria e Metodologia do Design – como base para compreender e organizar processos criativos e projetuais, orientando a prática e o ensino; 2. Educação em Design – que traduz essas metodologias em formas de ensino-aprendizagem transdisciplinares, formando profissionais críticos e capacitados para contextos complexos; 3. Métodos de Design Digital – que atuam como ferramentas potencializadoras, introduzindo tecnologias como IA, modelagem 3D e fabricação aditiva; 4.Materiais Têxteis e Engenharia de Design de Produto Têxtil – onde a integração entre Design, Engenharia e Sustentabilidade materializa-se no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores, desde materiais biodegradáveis até estruturas para aplicações em saúde e moda. Juntos, esses eixos demonstram que o Design contemporâneo articula conhecimento, tecnologia, educação e materialidade em resposta aos desafios socioambientais e tecnológicos do nosso tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FAN, S.-C.; YU, K.-C.; LIN, K.-Y. A Framework for Implementing an Engineering-Focused STEM Curriculum. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 19, n. 8, p. 1523–1541, 2021.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MOREIRA, S.; MARQUES, A. D. The Role of Project-Based Learning in Developing Sustainable Fashion Solutions: Insights from the Eco-Design Challenge PAEE, jun. 2025. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.15916849>
SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge, Massachusetts - England: Massachusetts Institute of Technology - MIT Press, 1916.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Lais Kohan, Ivis Aguiar Souza, Júlia Baruque-Ramos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.

