Carta Editorial | Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais têxteis e Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7947

Palabras clave:

teoria e metodologia do design, educação em design, métodos de design digital, materiais têxteis, engenharia de design de produto têxtil

Resumen

Esta Carta Editorial apresenta o Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais Têxteis e Educação da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, publicado em outubro de 2025. No texto, os organizadores Lais Kohan, Ivis de Aguiar Souza e Júlia Baruque-Ramos contextualizam a importância da integração transdisciplinar entre Design, Engenharia, Educação e Materiais Têxteis para a resolução de problemas complexos da sociedade contemporânea.
O dossiê está organizado em quatro seções principais, que evidenciam uma reflexão articulada entre: 1. Teoria e Metodologia do Design – como base para compreender e organizar processos criativos e projetuais, orientando a prática e o ensino; 2. Educação em Design – que traduz essas metodologias em formas de ensino-aprendizagem transdisciplinares, formando profissionais críticos e capacitados para contextos complexos; 3. Métodos de Design Digital – que atuam como ferramentas potencializadoras, introduzindo tecnologias como IA, modelagem 3D e fabricação aditiva; 4.Materiais Têxteis e Engenharia de Design de Produto Têxtil – onde a integração entre Design, Engenharia e Sustentabilidade materializa-se no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores, desde materiais biodegradáveis até estruturas para aplicações em saúde e moda. Juntos, esses eixos demonstram que o Design contemporâneo articula conhecimento, tecnologia, educação e materialidade em resposta aos desafios socioambientais e tecnológicos do nosso tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lais Kohan, Universidade de São Paulo

Lais Kohan possui Doutorado com Duplo Diploma em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho e em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade de São Paulo. Sua produção acadêmica inclui publicações em temas como têxteis para reforço de compósitos cimentícios, compósitos poliméricos, têxteis técnicos, fibras naturais e sustentabilidade. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4023405959608243. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8274-0648. E-mail: laiskohan@usp.br.

Ivis Aguiar Souza, University of Minho

Doutorando em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Portugal, em parceria com a Spin-off eDynamics e a Empa - Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology (Suíça), onde desempenha a função de bolsista de doutoramento em Ambiente Não Acadêmico da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). Possui mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios pela Universidade do Minho e bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. É membro do grupo de pesquisa do CNPQ: Moda, Artes, Ensino e Sociedade – UDESC. Fez parte do corpo editorial técnico, na condição de bolsista pela chamada pública FAPESC Nº 21/2022, na revista Palíndromo (2022-2023) – UDESC. É membro editor da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.

Júlia Baruque-Ramos, Universidade de São Paulo

Júlia Baruque Ramos. Professora Associada III da Universidade de São Paulo, no curso de Têxtil e Moda, pela Escola de Artes, Ciências Humanidades (EACH, USP). Tem experiência na área de Engenharia Química e Bioquímica, com ênfase em tecnologia têxtil e biotecnologia. Atualmente tem como principais linhas de pesquisa o estudo de fibras vegetais brasileiras para aplicações têxteis e o estudo de reciclagem têxtil (processos e produtos) para produção de fios, nãotecidos, compósitos e outros produtos que possam ser inseridos na cadeia têxtil.

Citas

FAN, S.-C.; YU, K.-C.; LIN, K.-Y. A Framework for Implementing an Engineering-Focused STEM Curriculum. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 19, n. 8, p. 1523–1541, 2021.

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MOREIRA, S.; MARQUES, A. D. The Role of Project-Based Learning in Developing Sustainable Fashion Solutions: Insights from the Eco-Design Challenge PAEE, jun. 2025. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.15916849>

SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge, Massachusetts - England: Massachusetts Institute of Technology - MIT Press, 1916.

Publicado

2025-10-01

Cómo citar

KOHAN, Lais; AGUIAR SOUZA, Ivis; BARUQUE-RAMOS, Júlia. Carta Editorial | Dossiê 19: Metodologia em Design, Engenharia, Design de Produto, Materiais têxteis e Educação. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–8, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7947. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27947. Acesso em: 3 oct. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a