Teatro com Idosos: reflexões sobre o projeto Maturidade (En)Cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172025e0008Palavras-chave:
prática teatral, extensão, coletivo, idosos, etarismoResumo
O presente artigo tem como intento apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Maturidade (En)Cena, cujo propósito é a prática teatral com idosos por meio de oficinas, montagem e circulação de espetáculos. Tal prática tem se pautado nos estudos e pesquisas no campo do Teatro em Comunidades, e busca desenvolver neste artigo alguns diálogos e aproximações entre as ações desenvolvidas pelo projeto e aspectos que caracterizam as práticas teatrais em comunidades, com o objetivo de ampliar a discussão neste campo de pesquisa e aprofundar os estudos e práticas que vêm sendo realizados dentro do projeto extensionista. Para tanto recorre-se aos escritos de Nogueira (2008), Boal (2011) e Freire (1979; 1987) a fim de se estabelecer esses diálogos e aproximações e se demonstrar como o projeto de extensão vem caminhando em direção a uma prática dialógica, coletiva e colaborativa, com foco na comunidade em que atua.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas políticas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
_____________. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. 3ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
COHEN CRUZ, Jan. Entre o Ritual e a Arte. Revista Urdimento Especial, Florianópolis, n. 10, p. 95-125, dez. 2008.
COHEN, Anthony. The Symbolic Construction of Community. Londres: Routledge, 1985 apud NOGUEIRA, Márcia. Vento Forte no Teatro em Comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
ERVEN, Eugene van. Community Theatre: Global Perspectives, Londres: Routledge, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.
_____________. Pedagogia do Oprimido. 17ª Edição. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.
KERSHAW, Baz. The Politics of Performance: Radical Theatre as Social Intervention. Londres: Routledge, 1992.
_____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com a comunidade. Revista Urdimento, Florianópolis, n. 4, p. 70-89, dez. 2002.
_____________. Teatro e Comunidade: dialogando com Brecht e Paulo Freire. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 9, p. 69-86, dez. 2007.
_____________. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Revista Urdimento Especial, Florianópolis, n. 10, p. 127-136., dez. 2008a.
______________. Teatro em comunidades, questões de terminologia. In: CONGRESSO DA ABRACE, 5, 2008. Anais. Disponível em:< http://www.portalabrace.org/vcongresso/progpedagogia.html>. Acesso em 20/05/2020.
_____________. Vento Forte no Teatro em Comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
PEREIRA, Victor Hugo A. LIGIÉRO, Zeca. TELLES, Narciso. Teatro e Dança como Experiência Comunitária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
PUPO, Maria Lúcia S.B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Tradução: Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SOARES, Carmela. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [s.l.], v. 2, n. 17, p. 29-36, dez. 2018. ISSN 2358-6958. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011029>. Acesso em: 29/05/2020. doi:https://doi.org/10.5965/1414573102172011029.
_____________. Teatro de Reminiscência. In: CONGRESSO DA ABRACE, 9, 2016. Anais... [s.l.]: Even3 Publicações, jan. 2017. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32629-teatro-de-reminiscencia/>. Acesso em: 29/05/2020.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na Sala de Aula: um manual para o Professor. Trad. Ingrid Koudela. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VENÂNCIO, Beatriz P. Porções de Memória: Oficina de teatro com idosos. In PEREIRA, Victor Hugo A. LIGIÉRO, Zeca. TELLES, Narciso. Teatro e Dança como Experiência Comunitária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
_____________. Breve dramaturgia da memória: Oficina de teatro com idosos. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 291-300, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/8084/4812. Acesso em: 29/05/2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Patrícia Silva, Fernanda Moreira Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.