Observações sobre os retratos em Víctor Meirelles
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009318Palavras-chave:
imagem, pintura, Victor Meirelles, sensibilidade, percepçõesResumo
Coleção de retratos ou regime de verdades situado na própria pintura, os rostos e corpos de Víctor Meirelles indicam inquietações plásticas que mais misturam do que rompem as diferenças entre as convenções acadêmicas e as experimentações vanguardistas. Em diversas de suas telas e estudos, relacionando a obra de arte à sobrevivência das formas, observa-se alterações pertencentes ao ciclo de esvaziamentos e renovações, esquecimentos e renitências. Encenando os procedimentos pictóricos como uma aparição que perturba a superfície pictórica, pode-se reconhecer aí uma operação que apresenta a imagem como semelhança deslocada que atua em des-tempo, constituindo-se como um trabalho de auto- referencialidade ou meta-pintura que relaciona o mais remoto ao contemporâneo, vetando ao presente a prerrogativa da última palavra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rosangela Miranda Cherem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.