As vedetes, as coristas e as revistas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009046Palavras-chave:
teatro de revista, mulher no teatro, mulheres no teatroResumo
O seguinte artigo tem por finalidade analisar o papel da mulher e a sua transfor- mação no Teatro de Revista brasileiro durante determinado período de tempo. Nosso foco de atenção está direcionado para o espaço o qual foi sendo adquirido pela mulher enquanto temática, assim como a atriz, a vedete e a corista. Para tanto, faremos um paralelo entre uma Revista do final do século XIX, caracterizada como “Revista de Ano”, e outra dos anos 20, a “Nova Revista”. A partir desta análise, buscaremos compreender o desenvolvimento da mulher nos palcos revisteiros e pontuar os momentos em que sua presença é prepon- derante, além de explicitar as grandes diferenças em relação à temática da mulher entre as duas Revistas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vera Regina Martins Collaço, Rosane Faraco Santolin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.