Classificação das habilidades motoras na ação pianística

Autores

  • Helena Dalbosco Gonçalves Udesc
  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009426

Palavras-chave:

ação pianística, coordenação motora, execução musical

Resumo

Este estudo fez parte do projeto de pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares. O objetivo principal desta parte da pesquisa foi discutir sobre a classificação das habilidades motoras apresentada pelos autores Richard Magill (2001) e Richard Schmidt (2001), relacionando argumentos destes autores com aspectos da técnica pianística. Entende-se que a habilidade motora deve ser desenvolvida através de uma prática consciente que objetive a produção efetiva do movimento com o máximo de certeza, menor dispêndio de energia e em menor tempo. Foram desenvolvidas estratégias de estudo baseados em pressupostos básicos da ergonomia e cinesiologia com o objetivo desenvolver uma prática mais eficiente ao piano.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

DALBOSCO GONÇALVES, Helena; CASTELAN PÓVOAS, Maria Bernardete. Classificação das habilidades motoras na ação pianística. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 426–429, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009426. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Música

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