Aprendizagem e coordenação motora: relações interdisciplinares para o aperfeiçoamento da performance pianística
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008620Palavras-chave:
Aprendizagem Motora, Habilidade Motora, Interdisciplinaridade, Ação PianísticaResumo
A pesquisa “Ação pianística e coordenação motora: relações interdisciplinares1” tem como objetivo levantar informações que auxiliem na conscientização do movimento e no aperfeiçoamento da execução pianística. Nesta investigação foram abordados temas relacionados à aprendizagem motora, sendo estabelecidas analogias entre questões de áreas como biomecânica, cinesiologia e ergonomia às discussões técnico-instrumentais. Foram realizadas comparações entre o material estudado e a prática pianística, utilizando-se o recurso técnico-pianístico de flexibilização do movimento, ciclos de movimento, proposto por Póvoas (1999).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Arele Almeida Vachtchuk, Maria Bernardete Castelan Póvoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.