Contribuições da neuropsicopedagogia para o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820232120

Palavras-chave:

aprendizagem, deficiência mental, Neuropsicopedagogia

Resumo

 A inclusão de estudantes com deficiência mental situa-se entre os maiores desafios da educação contemporânea brasileira. A escola, habituada a trabalhar com um modelo de aprendizagem que não considera a diversidade humana, encontra dificuldade para se adequar às especificidades dos alunos com deficiência mental. O campo da neuropsicopedagogia, por outro lado, vem oferecendo cada vez mais subsídios teóricos para a compreensão dos mecanismos cerebrais que levam à aprendizagem individual. Tal contexto levou a indagação sobre as possíveis formas de atuação do neuropsicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência mental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre a produção científica das três últimas décadas sobre a deficiência mental e neuropsicopedagogia, foi possível conhecer as implicações da deficiência mental e os parâmetros para a atuação do neuropsicopedagogo no ambiente escolar. Os dados obtidos permitiram concluir que a falta de conhecimento sobre a especificidade dos processos cognitivos dos indivíduos com deficiência mental corresponde a um dos maiores entraves para a realização de práticas pedagógicas assertivas. Também foi possível concluir que o neuropsicopedagogo pode propor estratégias de ensino que viabilizem a aprendizagem do aluno com deficiência mental por meio da observação e identificação das questões pertinentes ao desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental do aluno e do ambiente escolar no qual está inserido.

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Biografia do Autor

Glenda Maíra Silva Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Sou docente da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Instituto Federal do Sul de Minas. Possuo bacharelado em estilismo em Moda (Uel), licenciatura em Educação Artística (Unifran), especialização em arte e Criatividade (Unifran), especialização em ensino de Artes visuais (Ufmg) e mestrado em Têxtil e Moda. Atuo nas áreas de ensino Artes e Moda. Minhas pesquisas são nas áreas de ensino de artes, aspectos antropológicos do vestuário e restauração e conservação preventiva de têxteis.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MELO, Glenda Maíra Silva. Contribuições da neuropsicopedagogia para o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência mental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 120–141, 2023. DOI: 10.5965/198431781820232120. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20182. Acesso em: 21 abr. 2024.