Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023272

Palavras-chave:

história oral de vida, ensaio fotográfico, fotografia contemplativa, mindfulness

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Bittar, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando no programa INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. É mestre em Ensino em Ciências pelo CEDESS-UNIFESP, graduado em Desenho Industrial (Mackenzie) e História (USP). Pesquisa e desenvolve a Fotografia Contemplativa, sendo um dos pioneiros deste tipo de fotografia no Brasil e autor de diversos artigos sobre o tema. É instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Abeta-UNIFESP, e coordenador do Laboratório de Humanidades e pesquisador no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde CeHFi-UNIFESP. Coordena o projeto de extensão Fotografia e Cultura para Todos, que leva aulas de fotografia especialmente para crianças em tratamento oncológico, mas também idosos e jovens. Áreas de atuação: Ensino da Fotografia, Mindfulness, Meditação, Fotografia Contemplativa, Humanidades e Humanização, Ensino em Ciências da Saúde, Laboratório de Humanidades. 

Referências

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; AMORIM, Maria Aparecida Blaz Vasques; BARBOSA, Xênia de Castro. Performance e objeto biográfico: questões para a História Oral de vida. Oralidades, Revista de História Oral, São Paulo, n. 2, p. 101-109, jul./dez. 2007.

BARRETO, Valéria P. de C.; FERREIRA, Simone C. M.; CORREIA, Dayse Mary da S. Estresse ocupacional na enfermagem e mindfulness: o que há de novo?. Revista Enfermagem Atual InDerme, Rio de Janeiro, v. 80, n. 18, 8 abr. 2019. Disponível em <https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/346>. Acesso em: 27 fev. 2020.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BITTAR, Yuri; SOUSA, Maria Sharmila Alina de; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 44, p. 171-186, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2020.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2014.

CHARON, Rita; SHIP, Amy; ASCH, Steven M.. Arts, Humanities, Medicine, and Discovery: a Creative Callings. Journal of General Internal Medicine, volume 35, pg. 407–408, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11606-019-05513-6> Acesso em: 27 fev. 2020.

DEMARZO, Marcelo; GARCIA-CAMPAYO, Javier. Mindfulness Aplicado à Saúde (Mindfulness for Health). PROMEF - Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ciclo 12, v. 1. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017. p. 125-64. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317225586_Mindfulness_Aplicado_a_Saude_Mindfulness_for_Health>. Acesso em: 27 fev. 2020.

DIETRICH, Ana Maria. História Oral e Fotografia: desafios metodológicos. Contemporâneos, Revista de História Contemporânea, n. 1, [s.p], nov-abr-2008. Disponível em: <https://www.revistacontemporaneos.com.br/n1/pdf/ho_fotografia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2020.

FIUZA, Beatriz Cunha; PARENTE, Cristiana. O conceito de Ensaio Fotográfico. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 4, n. 4. p 161-176, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511>. Acesso em: 17 fev. 2020.

GALLIAN, Dante Marcello Claramonte, PONDÉ, Luiz Felipe; RUIZ, Rafael. Humanização, humanismos e humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde, Revista Internacional de Humanidades Médicas, v. 1, n. 1, p. 5-15, 2012.

KARR, Andy; WOOD, Michael. The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes. Boston: Shambhala Pub., Boston, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 5. ed. rev. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

MORAES, Suely de Oliveira. Experiências de pescadores artesanais de Piratininga: história oral de vida. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. Disponível em:

<http://tede.unigranrio.edu.br/handle/tede/351>. Acesso em: 4 fev. 2020.

NOBRE, Itamar de Moraes. A fotografia como narrativa visual. Revista Inter-Legere, n. 5, p. 66-82, 3 dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4572/3735>. Acesso em: 4 fev. 2020.

NOGUEIRA, Alane da Silva Costa; SILVA, Priscila Teixeira da. Memória e história de vida de três mulheres e o papel socio-historico na construção da comunidade tabua em Guanambiba. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 93-111, 2018. Disponível em:

<http://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5550>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SEAWRIGHT, Leandro. Etno-história-oral: a sobrevivência de uma indígena Kaingang à época da ditadura militar brasileira. religião e protagonismo. Fronteiras, [S.l.], v. 19, n. 34, p. 280-301, dez. 2017. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/7601/4188>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SEIBEL, Bruna Larissa; DESOUSA, Diogo; KOLLER, Silvia Helena. Adaptação Brasileira e Estrutura Fatorial da Escala 240-item VIA Inventory of Strengths. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 3, p. 371-383, dec. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300371&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SONTAG, Susan. O Mundo-imagem. In: Ensaios sobre a fotografia. Trad. de Joaquim Paiva. Rio de janeiro: Arbor, 1981.

ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições, Campinas , v. 21, n. 1, p. 149-161, abr. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 fev. 2020.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

BITTAR, Yuri; LIBERMAN, Flavia; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 072–095, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023272. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19613. Acesso em: 29 maio. 2024.