Territórios de experiência: a performance como processo de formação na sala de aula, no ateliê e no espaço expositivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024156

Palavras-chave:

formação, experiência, performance, arte, educação

Resumo

O foco desta escrita, à quatro mãos, está na partilha de um processo de produção artística e pedagógica no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste contexto, sala de aula, ateliê e galeria de arte constituem territórios de experiência e de formação para artistas, docentes, discentes, além de todo o público em geral. A experiência da obra intitulada “Com-Tato” de Thalita Amorim convoca professores e estudantes do curso de Pedagogia a compartilharem seu processo performativo onde participam como coautores do trabalho proposto. A partir da experiência com a obra, do contato com a artista e de um exercício de mediação, reverberações, nuances e percepções são registradas por meio do corpo, do traço, da imagem e da palavra, em diferentes caminhos propostos pela mediação, de modo a permitir uma experiência artística atravessada por sensações que transitam entre a memória, a estesia, a cognição e a reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele de Sá Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista e educadora. Professora adjunta da UFMG.

Thalita Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista visual em formação pela Escola de Belas Artes da UFMG. Bolsista de iniciação científica pela PRPQ, PIBIC/PROBIC, na pesquisa Gravura no campo ampliado: tipologia e mapeamento da produção contemporânea. 

 

Referências

ALVES, Daniele de Sá. Formações (C)A/R/Tográficas: experiência em processo na arte, na educação e na pesquisa para a formação de professores artistas. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BARBIERI, Stela. Territórios de invenção: ateliê em movimento. Jujuba Editora. São Paulo, 2021.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-01

Como Citar

ALVES, Daniele de Sá; AMORIM, Thalita. Territórios de experiência: a performance como processo de formação na sala de aula, no ateliê e no espaço expositivo . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 156–168, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024156. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24653. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática