Análise envoltória de dados (DEA) como recurso de avaliação em cursos de Ciências Agrárias

Autores

  • Omar Jorge Sabbag UNESP - campus de Ilha Solteira/SP
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves UNESP - campus de Ilha Solteira/SP
  • Deise Aparecida Peralta UNESP - campus de Ilha Solteira/SP

Palavras-chave:

ensino, avaliação, análise DEA.

Resumo

Este trabalho aborda a importância da disciplina de Eficiência Agropecuária e Planejamento para os cursos de Ciências Agrárias, com alguns conceitos básicos sobre análise DEA (data envelopment analysis). Objetivou avaliar a eficiência relativa das notas, coeficiente de rendimento e faltas dos alunos que cursaram a disciplina, por meio da análise DEA, junto à UNESP – Ilha Solteira, Brasil. Metodologicamente, foram escolhidos o modelo BCC e a orientação output, de forma a considerar a maximização de notas e coeficiente de relação (outputs), dada as faltas registradas (input), para 27 alunos. Observou-se uma redução em 27,14% da média geral entre os alunos, comparativamente à classe de melhor eficiência, concomitantemente ao coeficiente de rendimento, em 9,84%; e que as diferenças entre alvos e dados atuais de registro demonstram a relação que as variáveis possam tornar eficientes, representando os outputs ideais. Conclui-se que a análise DEA demonstrou ser uma importante ferramenta para avaliar a disciplina, servindo como referência aos docentes para estabelecer metas que incentivem a possuírem um melhor padrão de desempenho acadêmico, extensivo também para outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Jorge Sabbag, UNESP - campus de Ilha Solteira/SP

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócioeconomia (DFTASE)

Área: Economia e Gestão do Agronegócio

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, UNESP - campus de Ilha Solteira/SP

Departamento de Biologia e Zootecnia - FEIS/UNESP

Deise Aparecida Peralta, UNESP - campus de Ilha Solteira/SP

Departamento de Matemática - FEIS/UNESP

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

SABBAG, Omar Jorge; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; PERALTA, Deise Aparecida. Análise envoltória de dados (DEA) como recurso de avaliação em cursos de Ciências Agrárias. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 178–185, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5903. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Áreas Correlatas