Efeitos da granulometria nas características físicas dos substratos de coco e de pinus
Palavras-chave:
Produção em tubetes, Retenção de água, Ambiente protegido, Aeração.Resumo
O desempenho da produção vegetal em recipientes requer o conhecimento adequado das características dos substratos que possuem função importante de suporte ao sistema radicular das plantas e de propiciar umidade adequada ao seu crescimento. A fonte primária do substrato define diferentes características físicas ao meio de crescimento. Com o objetivo de indicar um substrato com atributos físicos adequados para utilização na irrigação por capilaridade, avaliaram-se os efeitos de duas granulometrias (fina e grossa) de substratos de fibra de coco e de pinus nas características físicas relacionadas à retenção de água. Para ambos os substratos, empregaram-se os métodos de porômetro e de análise granulométrica, sendo que, no caso dos substratos de coco, adicionou-se também a separação gravitacional de partículas. Os resultados indicaram que o substrato de coco com maior granulometria mostrou-se deficiente para processos de molhamento por ascensão capilar, devido à maior porosidade gerada pela constituição fibrosa. Os substratos com menor tamanho médio de partículas e menor percentual de fibras favoreceram os processos de armazenamento de água e, consequentemente, os processos de ascensão capilar. O substrato fino de coco apresentou maior aeração com alta capacidade de retenção de água.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-11
Como Citar
BARRETO, C. V. G.; TESTEZLAF, R. Efeitos da granulometria nas características físicas dos substratos de coco e de pinus. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 13, n. 3, p. 327-336, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5705. Acesso em: 9 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.