Propriedades tecnológicas de painéis cimento-madeira produzidos com partículas de eucalipto

Autores

  • Setsuo Iwakiri Universidade Federal do Paraná
  • Rosilani Trianoski Universidade Federal do Paraná.
  • Alexsandro Bayestorff Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • José Guilherme Prata Universidade Federal do Paraná.
  • Massayuki Hara Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Narciso Fernando Bila Universidade Federal do Paraná.
  • Reinaldo Calçada Guina Luis
  • Roberto Daniel Araújo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711432015217

Palavras-chave:

Eucalyptus benthamii, Produto para a construção civil, Partículas de madeira, Aglutinante mineral.

Resumo

O estudo teve como objetivo determinar as propriedades tecnológicas de painéis cimento-madeira produzidos com partículas de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage. O plano experimental foi formado por quatro composições com diferentes tratamentos das partículas (água fria, água quente, hidróxido de sódio (NaOH) e hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), e uma composição testemunha. Os painéis foram produzidos com massa específica nominal de 1,20 g/cm³, com relação madeira:cimento de 1:2,75 e água:cimento de 0,40. Os painéis foram avaliados quanto as suas propriedades físicas e mecânicas por meio da norma europeia EN. Foram realizadas análises para verificar a ocorrência de outliers, normalidade dos dados e homogeneidade das variâncias, sendo posteriormente submetidas à análise da variância e teste de Tukey. Os resultados das propriedades físicas e mecânicas dos painéis indicaram que o melhor método de tratamento de partículas foi com o uso de Ca(OH)2. Com exceção do módulo de ruptura, o inchamento em espessura, módulo de elasticidade e tração perpendicular, atenderam às especificações de painéis comerciais produzidos pelo processo BISON. Dessa forma, verificou-se a viabilidade de uso da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de painéis cimento-madeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Setsuo Iwakiri, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro florestal - UFPR, mestre e doutor em engenharia Florestal - UFPR, Professor Titular do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, Universidade Federal do Paraná. Área  - Tecnologia e utilização de produtos florestais.

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

IWAKIRI, Setsuo; TRIANOSKI, Rosilani; CUNHA, Alexsandro Bayestorff; PRATA, José Guilherme; HARA, Massayuki; BILA, Narciso Fernando; GUINA LUIS, Reinaldo Calçada; ARAÚJO, Roberto Daniel. Propriedades tecnológicas de painéis cimento-madeira produzidos com partículas de eucalipto. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 3, p. 217–223, 2015. DOI: 10.5965/223811711432015217. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711432015217. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados