Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF, sem identificação dos autores. [Exceto no caso de resumo expandido]

    Acompanha termo de ciência e consentimento.

    No caso das entrevistas, acompanha declaração autorizando a publicação da mesma pelo(s) entrevistado (s).

  • Foi utilizado o template disponível nas normas para submeter o texto.  Diretrizes para Autores
  • O autor que submete para a seção "Dossiê" está ciente que deverá, caso aprovado, submeter um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras em inglês de seu texto finalizado em arquivo específico, conforme solicitado, cujos custos de tradução deverão ser assumidos pelo mesmo, sendo que a tradução deverá ser feita por profissional qualificado para o serviço [Tradutores eletrônicos não serão aceitos].
  • As imagens utilizadas estão livres de direitos autorais ou pertencem ao próprio autor.
  • A submissão observou as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  • O resumo atendeu as normas de ser informativo, conter no máximo 250 palavras e estar escrito em três idiomas, sendo português, inglês e outro de sua escolha. Igualmente, o título seguiu essa norma.
  • As palavras-chaves devem fazer referência direta ao título, objeto de pesquisa e resultado alcançado. Da mesma forma, as palavras-chaves (três a cinco) foram conferidas como termos pertinentes e normatizados pelo vocabulário controlado da Biblioteca Nacional (disponível em: http://acervo.bn.br/sophia_web).

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

  1. Cabe ao autor submeter seu texto para uma das seções da Revista conforme a qualidade/tipo do texto: “Dossiê”, “Aberturas Transversais”, "Ensaios Visuais", "Entrevistas” e “Resenhas". Para o primeiro caso, o artigo deve estar em consonância com a temática do respectivo dossiê.
  2. Todos os trabalhos devem ser submetidos em PDF, sem autoria, para correção “duplo-cego” (double-blind review). A submissão dar-se-á exclusivamente pela plataforma eletrônica da Revista, acessada no seguinte endereço: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/index
  3. É obrigatório o preenchimento dos "metadados" no processo de submissão do arquivo, atualizando os dados solicitados como: link do Lattes ou equivalente para autores internacionais (usar o campo URL para inserir o link), Orcid (veja instruções de como conseguir esse código internacional em https://orcid.org/), e-mail atualizado, minicurrículo no campo “resumo biográfico” e instituição à que pertence no momento da submissão.
  4. Os textos submetidos à publicação deverão ser inéditos e de cunho acadêmico consistente. Caso o/s autor/es não devolverem no tempo hábil as revisões solicitadas e nem comunicarem a desistência da publicação a qualquer tempo, ficarão impedidos de novas submissões pelo prazo de 36 meses. De ordinário, o intervalo entre publicações com a mesma autoria é de 24 meses.
  5. titulação necessária para o autor submeter algum trabalho para a seção Dossiê da Revista é a de “doutor”, preferencialmente. Aceita(m)-se que o(s) co-autor(es) sejam mestres ou mestrandos. Para a seção Aberturas Transversais, a titulação mínima é mestre, e para as resenhas, ensaios visuais e entrevistas não há restrições para a titulação do autor. Em edições especiais, as regras do evento acadêmico associado relativas à titulação é que serão consideradas válidas. 
  6. O número máximo de coautorias é de 3 (três), ou seja, autor mais dois coautores. Casos especiais serão avaliados pelos editores e autorizados ou não.
  7. A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design solicita que, em caso de artigos com coautoria, seja registrada a contribuição específica de cada autor(a) e colaborador(a). Esta informação deve ser inserida ao final do artigo e será publicada com o mesmo, promovendo transparência e reconhecimento das funções de cada autor. A Revista adota a prática de listar as contribuições de cada autor com base nas 14 categorias propostas pela Taxonomia de Funções do Colaborador (CRediT - Contributor Roles Taxonomy), como autoria de ideias, escrita, análise de dados, entre outras. Regras e modelos disponíveis na seção “Declaração de Contribuição dos Autores e Colaboradores”.
  8. O título e o subtítulo devem ser digitados em português com apenas a primeira letra ou nomes próprios em maiúscula. O título e subtítulo devem ser traduzidos em inglês e num outro idioma: francês ou espanhol ou italiano.
  9. As palavras-chaves são de 3 a 5, conforme as normas bibliotecárias determinam, e devem estar nos mesmos idiomas do título. Os termos escolhidos devem se relacionar com o título, objeto e resultado da pesquisa e constar em documentos de normatização de termos controlados, como os disponibilizados na Biblioteca Nacional (http://acervo.bn.br/sophia_web). Os editores podem recusar palavras-chaves não compatíveis a esta norma.
  10. Na versão final, destinada à publicação, os autores deverão incluir seu nome completo no local indicado no template e, em nota de rodapé, incluir um minicurrículo (até 3 linhas), link do Lattes, Orcid e e-mail atualizado.
  11. Os textos devem conter subtítulos e apresentar as fontes de pesquisa de modo detalhado, além de ter a obrigatoriedade de evidenciar o referencial teórico, a metodologia empregada e as conclusões alcançadas de maneira clara e objetiva. Excetuando-se os ensaios visuais e as entrevistas e resenhas. Utilizar o seguinte template ARTIGO. Obs.: Necessário baixar o arquivo em seu computador para editar.
  12. Revisões bibliométricas ou similares (revisão de literatura, revisão de escopo, revisão narrativa, revisão sistemática, meta-análise, revisão integrativa, metassíntese, dentre outras) não são mais admitidas para submissão nessa Revista.
  13. A correção gramatical e a versão para língua estrangeira devem ser realizadas pelo(s) autor(es) em caso de aprovação do artigo para publicação na seção Dossiê. Na versão final, na última nota de rodapé, deverá ser(ão) fornecido(s) o(s) nome(s), endereço eletrônico e titulação do(s) profissional(is) da área de Letras e/ou Comunicação que realizou(aram) o trabalho de revisão gramatical e/ou versão para língua estrangeira, para os devidos créditos.
  14. Os artigos submetidos para a seção Dossiê deverão possuir um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras para o idioma inglês [ou português, caso o texto original seja em outro idioma]. Este texto deverá ser enviado em arquivo próprio, salvo em word, junto a versão final, mediante solicitação do Editor. Template Resumo Expandido
  15. Caso o texto resulte de pesquisa financiada por agência de fomento, a mesma deve ser citada  ao final do artigo, conforme se apresenta no Template.
  16. Ao enviar o trabalho para avaliação, CADA autor deve encaminhar também o Termo de Ciência e Consentimento preenchido e assinado junto aos demais arquivos submetidos como documento complementar, salvo em PDF. Assim, por exemplo, caso haja 1 autor e 2 coautores, serão três termos de ciência e consentimento a serem enviados, todos nominais e assinados individualmente.
  17. Para garantir a qualidade acadêmica da Revista e cumprir com a missão editorial de consolidar o campo de conhecimento em que se filia, todos os autores que tiveram seus trabalhos publicados contribuirão com a avaliação de até 3 trabalhos, de forma cega, nas edições subsequentes à publicação de seu trabalho. A não colaboração na avaliação impede a consolidação do campo, torna mais moroso o processo editorial e provoca lentidão em textos que poderiam estar contribuindo com novas e importantes pesquisas, práticas docentes e acadêmicas bem como trabalhos profissionais no campo das artes, da moda e do design. A partir dessa concepção de comunidade acadêmica ativa, são benvindos novos textos dos autores que colaboram no processo avaliativo.. 

NORMAS DE FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ARTIGOS

  1. Os artigos devem ter uma extensão a partir de 12 (paginas) para a seção Aberturas Transversais ou 18 (dezoito) páginas para a seção Dossiê, incluindo as referências bibliográficas (exclusivamente as citadas), as ilustrações, os gráficos e as tabelas. Conforme modelo/template que deve ser feito o download a partir dos links disponíveis a seguir: (Português/Portuguese), (Inglês/English), (Français/French);
  2.  Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser introduzidas no texto escrito, como imagens de alta resolução (300 dpi). Além disso, devem vir acompanhadas por título, legenda e fonte;
  3. Os textos devem ser formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cm, parágrafo de 2 cm, numeração da página conforme modelo do template e salvos em PDF para a versão a ser avaliada e, em word, na sua versão final corrigida e com autoria indicada, tal como recomendado no item 10 das normas (acima); 
  4.  A primeira página deve apresentar, antes do texto principal: título, resumo com cerca de 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentos e cinquenta) palavras e 3 (três) palavras-chave, separadas com ponto e vírgula. Estes mesmos elementos deverão ser traduzidos para o inglês e para outro idioma de escolha do autor;
  5. Os títulos, resumos e palavras-chave traduzidos para o inglês e para outro idioma deverão ser colocados logo abaixo do seu correspondente em português, formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, itálico, conforme o template define;
  6. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Estas notas devem ser colocadas com a ferramenta própria do editor de textos, utilizando letra Arial, tamanho 10 e espaço simples;
  7. As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Exemplo (Souza, 2005, p. 47);
  8. As citações com mais de três linhas devem ser colocadas em destaque, letra Arial, tamanho 10, espaço simples, alinhamento a 4 cm da margem esquerda, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Em caso de citação em língua estrangeira, esta deve ser traduzida para o idioma em que o artigo encontra-se escrito. Se o autor julgar necessário, o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé;
  9. As Referências Bibliográficas devem seguir os padrões definidos pela ABNT NBR 6023 de 2023.

Ensaio Visual

  1. Respeitando as normas citadas acima, os Ensaios Visuais devem observar os seguintes itens:
    1. O ensaio visual consiste em comunicação visual de produção artística.
    2. O ensaio deve conter título, resumo e palavras-chaves em português, inglês e num terceiro idioma à escolha da autoria.
    3. O ensaio deve conter uma introdução que situe a produção aos leitores. Essa deve possuir de 1 a 3 páginas, digitadas em fonte Arial, 12, espaçamento entre linhas 1,5 (um e meio).
    4. Para as citações longas, notas de rodapé, referências, legenda (título e fonte) das imagens, o espaço entre as linhas deve ser simples.
    5. Após a introdução, devem ser incluídas as imagens ou links que compõem o cerne do ensaio visual.
    6. As imagens deverão ter resolução de 300 DPI (exceto caso a baixa qualidade da imagem componha a poética do trabalho).
    7. É aceito por ensaio visual até 8 imagens. As imagens além de estarem no documento diagramado, precisam ser enviadas (upload) separadas pela plataforma como documentos suplementares.
    8. O formato das páginas do ensaio visual pode estar em modo retrato (vertical) ou paisagem (horizontal).
    9. As imagens, no caso de Ensaio Visual, são acompanhadas de legenda abaixo ou ao final do texto, conforme desejo de quem o submete. Em qualquer caso deve conter: Fig. X, Nome do Artista, Título da obra, ano. Técnica, dimensões. Local. Fonte: (pode ser link ou o nome do autor/a do registro). A legenda deve ser apresentada em espaço 1,0, fonte Arial 10, parágrafo centralizado abaixo da imagem.
  2. A submissão deve ocorrer em PDF. Sem identificação da autoria. Utilizar o template

Entrevistas

  1. Esta seção é destinada a entrevistas com pesquisadores e personalidades vinculados às temáticas da revista;
  2. Devem ser respeitadas as demais normas que regem a escrita dos artigos, indicadas acima.
  3. As entrevistas deverão ser ilustradas com a fotografia do entrevistado ou de sua produção. Deverão vir acompanhadas, na submissão, de declaração do entrevistado que está de acordo com a publicação do texto e da sua fotografia.
  4. O texto deverá ter no mínimo 12 páginas, considerando todos os elementos que o integram, conforme template.
  5. A revisão gramatical deve ser realizada por profissional qualificado e às custas do entrevistador, sendo as informações do/a revisor/a indicados ao final em nota de rodapé.

Resenhas

  1. As resenhas devem ser relativas à publicação nacional do último ano ou publicação estrangeira com no máximo de dois anos.
  2. O texto deverá ter entre 5 a 12 páginas no máximo considerando todos os elementos, conforme template.
  3. Acompanhar minibiografia do/a autor/a do livro resenhado e imagem da capa do mesmo.
  4. A revisão gramatical deve ser realizada por profissional qualificado e às custas do entrevistador, sendo as informações do/a revisor/a indicados ao final em nota de rodapé.

RESUMOS EXPANDIDOS

  1. Os artigos submetidos para a seção Dossiê deverão possuir um resumo expandido de 1000 a 1200 palavras para o idioma inglês. Este texto deverá ser enviado em arquivo próprio, em submissão específica, na versão word. Conforme modelo disponível em link acima.
  2. A versão para língua inglesa deve ser realizada pelo autor (a) e o tradutor (a) deve ter seus créditos incluídos abaixo do nome do autor (a) na capa. Em nota de rodapé a titulação e e-mail atualizados do tradutor (a) devem ser inseridos, assim como dos autores.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Dossiê

Textos a partir de 18 páginas, desenvolvidos em consonância com o tema do dossiê vigente.

Aberturas Transversais

Textos diversos a partir de 12 páginas.

Edição Especial

Nesta seção, são publicados os artigos mediante parceria com Eventos Acadêmicos conforme deliberação da Equipe Editorial. Assim, ela se destina àqueles que receberam o convite e se submeteram às normas estabelecidas para este caso.

Resenhas, Ensaios Visuais, Entrevistas

Textos conforme a modalidade em que se enquadra e mediante atendimento das normas citadas anteriormente.                                                                                                                  

Dossiê

Texto de até 25 páginas, desenvolvidos em consonância com o tema do dossiê vigente.

Aberturas Transversais

Textos diversos, a partir de 12 páginas.

Edição Especial

Nesta seção são publicados os artigos eleitos durante o Fórum Nacional de Escolas de Moda e os textos apresentados no Colóquio Internacional de Moda. Logo, se destina aqueles que receberam o convite e se submeteram às normas estabelecidas para esse caso.

Versão em língua estrangeira

Versão reduzida do artigo publicado na seção dossiê para a língua estrangeira escolhida pelo autor

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.