Classificação das habilidades motoras na ação pianística

Helena Dalbosco Gonçalves, Maria Bernardete Castelan Póvoas

Resumo


Este estudo fez parte do projeto de pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares. O objetivo principal desta parte da pesquisa foi discutir sobre a classificação das habilidades motoras apresentada pelos autores Richard Magill (2001) e Richard Schmidt (2001), relacionando argumentos destes autores com aspectos da técnica pianística. Entende-se que a habilidade motora deve ser desenvolvida através de uma prática consciente que objetive a produção efetiva do movimento com o máximo de certeza, menor dispêndio de energia e em menor tempo. Foram desenvolvidas estratégias de estudo baseados em pressupostos básicos da ergonomia e cinesiologia com o objetivo desenvolver uma prática mais eficiente ao piano.

Palavras-chave


ação pianística; coordenação motora; execução musical

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312904062009426



Direitos autorais 2009 Helena Dalbosco Gonçalves, Maria Bernardete Castelan Póvoas

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio