A moda do sertão: uma construção de identidade nacional a partir da canção “Luar do Sertão”

Káritha Bernardo de Macedo, Mara Rúbia Sant’Anna-Muller

Resumo


A canção “Luar do Sertão” (1914), um ícone da música sertaneja, teve papel preponderante na delimitação e disseminação de uma visão da população rural e interiorana brasileira desde seu lançamento, reverberando essas características sobre os designers de nosso tempo, que as reinterpretam conforme as negociações vigentes de identidade sertaneja e urbana. Para tanto, foi analisado o fonograma de “Luar do Sertão”, selecionadas algumas características principais e comparadas com a leitura do sistema de moda nacional acerca do tema “sertanejo”, fundamentada pela seleção de imagens de coleções de moda brasileira que o abordavam. Deste modo, o que se percebe de forma mais imediata, é que os estilistas brasileiros atuais, de forma estereotipada e distante da realidade, associam a este estilo o padrão da simplicidade, da tranquilidade, do trabalho artesanal, das cores terrosas, e de uma certa inocência quando comparado ao cidadão urbano. Representando ainda, um local de busca pelas raízes nacionais.


Palavras-chave


moda; identidade; música sertaneja; “Luar do Sertão"

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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312906082011660



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