O método Suzuki precede uma filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0106

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo oriental. , Método Suzuki, Treinamento para atores, Tadashi Suzuki, SCOT Company

Resumo

O presente artigo tem por propósito apresentar o contexto cênico e histórico que antecede e acompanha o início da carreira do diretor japonês Tadashi Suzuki, bem como expor sinteticamente princípios técnicos e teóricos que definem sua noção sobre encenação. Partindo de sua biografia, desde a infância no contexto pós-Segunda Guerra Mundial até seus primeiros anos como diretor profissional, buscamos expor a combinação de aspectos dos teatros oriental e ocidental que levaram ao desenvolvimento do método Suzuki. Por fim, a partir de escritos do próprio diretor, intentamos um resumo sobre sua visão técnica e teórica sobre a atuação.

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Biografia do Autor

Luciana Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2018). Graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UFMG-2013). Formação de atriz no Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado (2010).

Bruna Emanuele Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Artes (2022) na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2022). Bacharel em Letras com ênfase em Estudos de Edição pela Faculdade de Letras (UFMG).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

BRANDÃO, Luciana; FERNANDES, Bruna Emanuele. O método Suzuki precede uma filosofia. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0106. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20864. Acesso em: 29 mar. 2024.