Amantes em confinamento: A videochamada como dispositivo cênico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0122

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Processo colaborativo, Sonoplastia, Trabalho remoto, Videochamada

Resumo

Neste artigo, os autores apresentam uma reflexão sobre o processo de criação do vídeo teatral Amantes em confinamento, relativa, especialmente, ao texto, à atuação e à sonoplastia. O trabalho foi realizado de forma remota, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da extensão universitária da Universidade Federal de Sergipe. A construção foi colaborativa e contou com docentes e discentes dos cursos de Teatro e de Cinema e Audiovisual. A videochamada foi tomada como dispositivo cênico e não somente como ferramenta de comunicação, ensaios e captação de imagens. O trabalho nos mostrou que é possível criar colaborativamente, ensaiar e atuar por meios remotos, e nos motivou a seguir investigando esse formato.

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Biografia do Autor

Olívia Camboim Romano, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Teatro e Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciada em Educação Artística – Habilitação Artes Cênicas (UDESC).  Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Marcelo Alves Brazil, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

ROMANO, Olívia Camboim; BRAZIL, Marcelo Alves. Amantes em confinamento: A videochamada como dispositivo cênico. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0122. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518. Acesso em: 28 mar. 2024.