Abordagem estética e pedag ógica do teatro de figuras alegóricas

Autores/as

  • Joaquim Gama

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102172011087

Resumen

O objeto do presente artigo é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. Este trabalho engloba procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegóricodiabólica de Peter Brueghel, o Velho, relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

GAMA, Joaquim. Abordagem estética e pedag ógica do teatro de figuras alegóricas. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 087–093, 2018. DOI: 10.5965/1414573102172011087. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011087. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: O ensino do teatro e a formação do professor