Memórias dissidentes: Nossa Odisseia, de Christiane Jatahy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0212

Palavras-chave:

Memória incorporada, Testemunho, Arquivos performativos

Resumo

Foram analisados no artigo os espetáculos Ítaca (2018) e O agora que demora (2019), criados pela encenadora Christiane Jatahy. Enquanto teatros performativos, híbridos e políticos transitam entre zonas artísticas, culturais e geográficas de fronteira. No uso de testemunhos de refugiados e na criação de arquivos documentais os dois trabalhos se relacionam a alguns pressupostos definidos por Rebecca Schneider como atos e modos incorporados de memória.

 

  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Fernandes, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, em 2003, com supervisão de Patrice Pavis, e na Universidade de Lisboa, em 2009. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1988). Mestrado em Artes Cênicas (USP-1995). Graduada em Artes Cênicas (USP-1978). Professora titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. 

Referências

ABRAMOVIC, Marina. Seven Easy Peaces. Milan: Charta, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. Quel che Resta di Auschwitz. L'Archivio e il Testimone. Torino: Bollati Boringhieri, 1998.

AUSLANDER, Philipp. Liveness. Performance in a Mediated Culture. London e New York: Routledge, 1999.

AUSLANDER, Philipp. “The Performativity of Performance Documentation”. In: JONES, Amelia Jones e HEATHFIELD, Adrian (ed.). Perform, Repeat, Record. Chicago: The University of Chicago Press, 2012, p.47-58.

CASSIN, Barbara. “L’Odyssée et le Jour du Retour”. In: BENJELLOUN, Nadia. Le Voyage Initiatique. Paris: Albin Michel, 2011, p.101-118.

DA COSTA, José, JATAHY, Christiane. L’Espace du Commun. Le Théâtre de Christiane Jatahy. Paris: Hachette, 2017.

DARGE, Fabienne. “Au Festival d’Avignon, Christiane Jatahy Présente son Odyssée Intérieure”. Le Monde, 5 de julho, 2019.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. L’anti-OEdipe: Capitalisme et schizophrénie. Paris: Les Editions de Minuit, 1972.

DERRIDA, Jacques. Mal d’Archive. Paris: Galilée, 1995.

DERRIDA, Jacques. Poétique et politique du témoignage. Paris: L’Herne, 2005.

DERRIDA, Jacques. Trace et archive, image et art. Paris: Ina Editions, 2014.

FÉRAL, Josette. Théorie et Pratique du Théâtre. Au-delà des Limites. Montpellier: l’Entretemps, 2011.

FISCHER-LICHTE, Erika. “Reality and Fiction in Contemporary Theatre”. In: BOROWKSKI, Mateusz, SUGIERA, Malgorzata (ed.). Fictional Realities/Real Fictions. New Castle: Cambridge Scholars Publishing, 2007, p.13-28.

FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance. Trad. Saskya e Iris Jain. London e New York: Routledge, 2008.

FORSYTH, Alison, MEGSON, Chris (ed.). Get Real. Documentary Theatre Past and Present. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.

FOUCAULT, Michel. Archéologie du Savoir. Paris: Gallimard, 1969.

GLUSBERG, Jorge. The Art of Performance. New York: New York University Press, 1980.

GOLDBERG, Rose-Lee. Performance Art. From Futurism to the Present. London: Thames and Hudson, 1988.

HANTELMANN, Dorothea von. How to Do Things with Art. Zurich: JRP/Ringier, 2007.

JATAHY, Christiane. Diálogos para a Criação de A Floresta que Anda. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

KUBUROVIC, Branislava, HEATHFIELD, Adrian. “Being With Emergence”. In WEE, Cecilia (ed.). Perform, Experience, Re-Live. London: Tate Public Programmes, 2016, p.200-222.

MARTIN, Carol. Theatre of the Real. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.

MARTIN, Carol (ed.). Dramaturgy of the Real on the World Stage. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2010.

MASSUMI, Brian. Politics of Affect. Cambridge: Polity Press, 2015.

MULLER, Martin. “Assemblage thinking and actor-networks: Rethinking Socio-material Power, Politics and Space”. Geography Compass, No.9/1: 2015, p.27-41.

PHELAN, Peggy. Unmarked. The Politics of Performance. London e New York: Routledge, 1993.

PICON-VALLIN, Béatrice, MAGRIS, Erica (ed.). Les Théâtres Documentaires. Montpellier: Deuxième Époque, 2019.

ROTHBERG, Michael. “Multidirectional memory and the implicated subject: On Sebald and Kentridge”. In: PLATE, L., SMELIK, (ed.). Performing Memory in Art and Popular Culture. New York e London: Routledge, 2013, p.35-58.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. London e New York: Routledge, 2002.

SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. London e New York: Routledge, 2011.

SCHNEIDER, Rebecca. “Performance remains again”. In: GIANNACHI, Gabriela, KAYE, Nick, SHANKS, Michael (ed.). Archaelogies of presence. London e New York: Routledge, 2012, p.64-81.

SCHNEIDER, Rebecca. “Performance remains”. In: JONES, Amelia, HEATHFIELD, Adrian (ed.). Perform, repeat, record. Chicago: The University of Chicago Press, 2012, p.137-150.

SCHNEIDER, Rebecca. “Performance and Documentation: Acting in Ruins and the Question of Duration”. In: DZIEWANSKA, Marta, LEPECKI, André (ed.). Points of Convergence. Alternative Views on Performance. Warsaw: Museum of Modern Art, 2017, p.65-84.

SOURD, Patrick. “Modernes Odyssées”. Les Inrockuptibles, 29 agosto 2019.

TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire. Durham e London: Duke University Press, 2003.

TRIAU, Christophe. “Miroirs et Anamorphoses du Spectateur: A Floresta que Anda, de Christiane Jatahy”. Alternatives Théâtrales, No.131: 50-55.

WILMER, Stephen Elliot. Performing statelessness in Europe. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2018.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

FERNANDES, Sílvia. Memórias dissidentes: Nossa Odisseia, de Christiane Jatahy . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0212. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21144. Acesso em: 28 mar. 2024.