Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0113

Palavras-chave:

Dança, Educação não-formal, Ensino remoto, COVID-19, Escola Livre de Dança da Maré

Resumo

Este artigo buscou registrar e refletir sobre experiências de ensino remoto de dança desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020, pela Escola Livre de Dança da Maré. Atuando com educação não-formal em dança, através de estratégias síncronas e assíncronas de ensino, a Escola continuou a alcançar suas/seus alunas/os durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Num contexto em que as desigualdades sociais ficaram ainda mais evidentes para quem precisou conectar-se à internet e usar aparelhos eletrônicos para estudar em casa, este artigo refletiu sobre como a realidade do bairro Maré não colaborou para o melhor acontecimento das aulas online da Escola Livre de Dança da Maré.

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Biografia do Autor

Gabriel Ramon Ferreira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Dança pela UFRJ.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

LIMA, Gabriel Ramon Ferreira. Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0113. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20509. Acesso em: 29 mar. 2024.