A iluminação cênica no processo criativo da atuação: princípios e práticas na Companhia de Teatro Engenharia Cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020169

Palavras-chave:

Iluminação cênica, atuação polifônica, visualidade, processo criativo

Resumo

O objeto de estudo deste artigo está centrado na problematização de como a experimentação da iluminação cênica na sala de ensaio colabora com a criação dos atores. A argumentação está fundamentada pelas experiências da Companhia de Teatro Engenharia Cênica, do estado do Ceará, em diálogo com os conceitos de atuação polifônica de Ernani Maletta e visualidade de Eduardo Tudella, com o objetivo de levantar questões a respeito de como as relações entre iluminação e atuação podem ser investigadas na gênese da criação da cena. 

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Biografia do Autor

Luiz Renato Gomes Moura, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor Assistente do Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri. Doutor em Artes pelo PPGArtes/UFMG. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGARC/UFRN. Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

MOURA, Luiz Renato Gomes. A iluminação cênica no processo criativo da atuação: princípios e práticas na Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 169–181, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020169. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados