Tentativas de um currículo decolonial em dança no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0116

Palavras-chave:

currículo, dança, decolonialidade

Resumo

O presente texto discute a implantação do novo currículo do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Gestada entre 2107 e 2019, a reforma curricular visava atender às legislações vigentes relativas às questões étnico-raciais, de gênero e de inclusão. O novo projeto político-pedagógico entrou em vigência em 2020, tendo como perspectiva a multidiversidade, o multiculturalismo e a decolonialidade. Considera-se que, a partir desses avanços, uma mudança paradigmática ainda se faz necessária: formação docente continuada que atenda à mudança no perfil de ingressantes na Universidade a partir das políticas de cotas e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora Adjunta do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/Dança.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Tentativas de um currículo decolonial em dança no Ensino Superior. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0116. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27925. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.