Ideias confinadas ou Minha janela se abriu pra praça: O fazer teatral online com estudantes da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0116

Palavras-chave:

Teatro virtual, Teatro na escola, Teatro na pandemia

Resumo

O artigo traz um relato da experiência de ensino em plataformas online para discentes do Ensino Fundamental II na cidade de Sorocaba, SP, realizada durante a pandemia de Covid-19 em 2020-21. Foi feita uma adaptação, para o ambiente virtual, de jogos teatrais presentes no fichário da autora Viola Spolin. A experiência instigou a proposição de uma encenação teatral virtual, intitulada “Minha janela se abriu pra praça”, aceita para ser desenvolvida no 20º FETO – Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte, MG. O artigo explana a metodologia e resultados do processo com os estudantes, considerando os procedimentos sob a perspectiva da aprendizagem ativa, e considerando o ambiente remoto como dispositivo estruturador de linguagem. 

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Biografia do Autor

Jacyan Castilho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Justus-Liebig Universität (Giessen/RFA). Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Teatro pela UNIRIO. Especialização em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Artes Cênicas na UNIRIO. Prof. Associada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Curso de Graduação em Artes Cênicas – habilitação em Direção Teatral. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) da UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas.

Marcos Clóvis Fogaça, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Escola Estadual de Ensino Integral Professor Altamir Gonçalves

Mestrando em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialização em Linguagens da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, Licenciatura em Ed. Artística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí (FAFICILE) e Pedagogia pela (UNICID).

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

CASTILHO, Jacyan; FOGAÇA, Marcos Clóvis. Ideias confinadas ou Minha janela se abriu pra praça: O fazer teatral online com estudantes da rede pública. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0116. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20435. Acesso em: 12 nov. 2024.