Escultura antiga e cinzelamento do corpo da mulher no magazine Marie Claire, durante a ocupação nazista da França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0003

Palavras-chave:

Magazine francês Marie Claire, Modelagem simbólica, Iconografia política, Moda e história da arte, Beleza e imagem de massa

Resumo

O artigo relaciona esculturas canônicas e monumentalizadas da Antiguidade clássica e tipologias de corpos de mulheres na Marie Claire francesa, em 1940, cotejados a imagens da mídia no Entreguerras, a partir de procedimentos metodológicos da iconografia política, fundamentada pela preocupação warburguiana com a modelagem da simbólica estatal. A noção didi-hubermaniana de “retorno crítico” permite observar a colisão de diferentes tempos envolvidos nas montagens da Marie Claire, envolvendo reproduções de esculturas, fotografias de moda, desenhos e textos. Suspeitamos que referências basilares da história da arte, mediante a imagem de esculturas grecorromanas, reforçadas por esquemas pretensamente científicos de estudos morfológicos/fisiognomônicos de Alfred E. Auguste Thooris, no início do século XX, tenham pontos de tensão entre tais montagens de alguns elementos dos projetos estéticos fascista e nazista, operacionalizados pela mídia moderna, atuem como princípios de Moda. Tais imagens materializariam expedientes modelares de padronização e domesticação do corpo da mulher, reportando tanto à tradição plástica ocidental quanto a pretensas demandas da Segunda Guerra Mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Marisa Pugliese de Castro, Universidade de Brasília

Vera Pugliese é Professora de Teoria e História da Arte no Departamento de Artes Visuais, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) e coordena o Laboratório de Teoria e História da Arte (LatHA/PPGAV/UnB). Ela realizou seu pós-doutorado na CEHTA/EHESS, Paris (bolsa FAP-DF, 2019-2020), preside o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) na Gestão 2023-2025, filiado ao CIHA, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas (Lab|HABA/EBA/UFRJ). Pesquisa sobre Teoria e Historiografia da Arte, sobretudo acerca do Instituto Warburg, a recente teoria da arte francesa, Iconografia política e Historiogafia da arte no Brasil, com inúmeras publicações.

Atena Pontes de Miranda, Universidade de Brasília

Pesquisadora, professora e artista. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Brasília (Capes 5), Mestre em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (bolsista Capes), Master em estudos e pesquisas sobre moda na Université de la Mode/Université Lumière Lyon 2, Especialista em Arteterapia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes/Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, graduada em Artes Visuais (licenciatura) pelo Centro Universitário Faveni, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na percepção de gênero em processos autobiógraficos, moda e museu. Desenvolveu pesquisa sobre a Moda na Segunda Guerra Mundial no museu do Centre dHistoire de la Résistance et de la Déportation de Lyon (CHRD) na França, culminando na exposição? Pour Vous, Mesdames La Mode en Temps de Guerre? (2013-2014) e no museu Lugdunum na França, culminando na Nuit des Musées (2012). Atualmente dedica-se a pesquisa sobre história da arte e gênero em uma perspectiva anacrônica na revista Marie Claire. Áreas de interesse: Teoria, História e Crítica de Arte e Gênero

Referências

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Brasília: Editora UnB, 1991, p. 38-39.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar: O século XX. Petrópolis: Ed. Vozes, 2021, p. 481-507.

CHAPOUTOT, Johann. Le nu guerrier nazi: Art d’État et archétype de la race. Bulletin de l'Institut Pierre Renouvin, n. 24, Paris, p. 17-22, set-dez. 2006. Disponível em: https://ipr.pantheonsorbonne.fr/bulletin-ndeg-24-art-et-relations-internationales-printemps-2007. Acesso em: 02/03/2022.

COSTANTINI, Clorinda. La presse féminine des années d´occupatiton: juin 1940 – août 1944. Tese (Doutorado em História) – Université de Droit, d´Economie et de Sciences Politiques de Paris, 1980.

DE LAURETIS, Teresa. Alice doesn´t: feminism, semiotics, cinema. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1984.

DE LAURETIS, Teresa. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e Impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 207-242.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant les temps: l’histoire de l’art et anachronisme des images. Paris: Minuit, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou le gai savoir inquiet. Paris: Minuit, 2011.

DIO, Cassius. An Historical Narrative Originally Composed in Greek During the Reigns of Septimius Severus, Geta and Caracalla, Macrinus, Elagabalus and Alexander Severus; And Now Presented in English Form. Second Volume Extant Books 36-44 (B.C. 69-44). Project Gutenberg, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu011607.pdf

DOLL, Nikola. The Arno Breker State Atelier History of Its construction and Use 1938–1945. Berlin: Edition Kunsthaus Dahlem, 2014. Disponível em: https://kunsthaus-dahlem.de/wp-content/uploads/2014/08/The-Arno-Breker-State-Atelier.pdf Acesso em: 10/04/2022.

DUFOUR, RIGAUD, CABANIÉ, GOUAZÉ. Les types morphologiques humains. In: Bulletins et Mémoires de la Société d'anthropologie de Paris, X° Série. Tome 3 fascicule 3-4. Paris, 1952. p. 174-186. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/bmsap_0037-8984_1952_num_3_3_2910 Acesso em: 10/05/2022.

DU RÉAU, Élisabeth. La France et ses décideurs face à l’entrée en guerre contre l’Allemagne à l’automne 1939 , Guerres mondiales et conflits contemporains, v.269, n.1, Paris. 2018, pp. 7-14. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-guerres-mondiales-et-conflits-contemporains-2018-1-page-7.htm Acesso em: 07/04/2022.

GARRAUD, Philippe. La politique de fortification des frontières de 1925 à 1940 : logiques, contraintes et usages de la “Ligne Maginot”, Guerres mondiales et conflits contemporains, v.226, n.2, 2007, p. 3-22. Disponível em : < https://www.cairn.info/revue-guerres-mondiales-et-conflits-contemporains-2007-2-page-3.htm. Acesso em: 08/04/2022.

GEERS, Alexie. Le sourire et le tablier: La construction médiatique du féminin dans Marie-Claire de 1937 à nos jours. Tese (Doutorado em Histoire) - Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, 2016, p. 1-120. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-01375635. Acesso em: 16/03/2022.

GEERS, Alexie. Un magazine pour se faire belle. Clio, Femme, Genres, Histoire, n.40, 2014, p.249-269. Disponível em: https://journals.openedition.org/clio/12177. Acesso em: 16/03/2022.

GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

HITLER, Adolf. Mein Kampf. Lisboa: Guerra e Paz, 2016.

LEHMKUHL, Luciene. A política entre a ciência e a arte (Prefácio). In: FLORES, Maria Bernadete R. Tecnologia e Estética do racismo: ciência e arte. Chapecó: Ed. Argos, 2007, p. 9-13.

LEVI, Neil. "Judge for Yourselves!"-The "Degenerate Art" Exhibition as Political Spectacle. October, v. 85, The MIT Press, p. 41-64, Summer, 1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/779182.

MAGAZINE MARIE CLAIRE. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb343488519/date.

PASQUIER, Alain e Martinez, Jean-Luc. Praxitèle. Paris: Musée du Louvre et Somogy Éditions d'Art, 2007.

PROUST, Francis; WILGAUX, Jérôme. Penser et représenter le corps dans l´Antiquité. Rennes : Presse Universitaire de Rennes, 2006. Disponível em: https://books.openedition.org/pur/7314#text Acesso em: 01/03/2022.

PUGLIESE, Vera. Retorno a Aby Warburg e Retorno Crítico na obra de Georges Didi-Huberman. In: OLIVEIRA, E. D.; MORETHY COUTO, M. F.; MALTA, M. (Org.). Políticas da Diferença. Colaborações, cooperações e alteridades na arte. 1ed. Campinas: Unicamp, 2024, p. 225-256.

PUGLIESE, Vera. Entre legibilidades e legitimações: gêneros pictóricos na modelagem da imagem de massa. In: Anais do 44º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Porto Alegre: CBHA, 2025 [2024], no prelo.

RÉNÉRIC-CHAUVIN, Marilyn. Relecture des multiples facettes du féminin sacré et profane. Tese (Doutorado em Histoire de l´art) – Université Michel de Montaigne, Bordeaux, 2012, p. 99. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00742988. Acesso em: 16/03/2022.

SCHLENKER, Ines. Große Deutsche Kunstausstellung (1937-1944). Historisches Lexikon Bayerns, 2 de junho de 2020. Disponível em: https://www.historisches-lexikon-bayerns.de/Lexikon/Große_Deutsche_Kunstausstellung_(1937-1944) Acesso em: 04.02.2025.

Site Oficial do Magazine Marie Claire. Disponível em: https://www.marieclaire.fr.

Site Oficial Do Musée du Louvre. Disponível em: https://collections.louvre.fr/.

THÉRENTY, Marie-Éve e VAILLANT, Alain. 1836 : l´an de l´ère médiatique, étude littéraire et historique du journal La Presse, d´Émile de Girardin. Paris : Nouveau Monde Éditions, 2001.

THIÉRY, Luc-Vincént. Guide des amateurs et des étrangers voyageurs à Paris. Paris: Hardouin et Gattey, 1787, Vol. I, p. 376. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k119125s.texteImage.

THOORIS, A. Mimique et morphologie. Mimique et Morphologie. Paris médical: la semaine du clinicien, Paris : J-B. Baillière et fils, nº11, p. 371-376, 1913. Disponível em : https://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/medica/resultats/index.php?do=page&cote=111502x1913x11&p=395.

VEILLON, Dominique. La mode sous l'occupation, Paris, Payot, 1990.

VIRGÍLIO. Eneida. Tradução: João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.

WARBURG, Aby. L' Atlas Mnémosyne. Paris: L'Écarquillé, 2019.

Downloads

Publicado

18-07-2025

Como Citar

CASTRO, Vera Marisa Pugliese de; MIRANDA, Atena Pontes de. Escultura antiga e cinzelamento do corpo da mulher no magazine Marie Claire, durante a ocupação nazista da França. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 1–40, 2025. DOI: 10.5965/2175234617412025e0003. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26724. Acesso em: 2 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos Seção temática