Artes, Moda e Cultura Visual (V. 16 N. 38)

2022-05-30

Dossiê Artes, Moda e Cultura Visual (v.16 n.38)

O interesse por imagens que habitam nosso cotidiano em seus mais variados formatos vem de encontro com a concepção contemporânea da visualidade enquanto uma importante dimensão da vida social e dos processos socioculturais por ela agenciados, inseridos em um conjunto de discursos e práticas que constituem distintas formas de experiência visual em circunstâncias historicamente específicas.

No decorrer do século XXI percebe-se a crescente produção epistemológica pautada em pesquisas visuais, fortalecendo o campo de estudos denominado como Cultura Visual. Destaca-se, nesse contexto, a rica emergência de possibilidades de mediações entre as áreas das Artes e da Moda, marcadas pela heterogeneidade de suportes: fotografia, cinema, publicidade, televisão, vídeo, história em quadrinhos, caricatura, arquitetura, imagem cibernética, imaginária popular, tatuagem, pintura corporal, pichações, grafites etc.

Interessada no debate acadêmico sobre a produção, a circulação e ainda os processos de apropriação de sentidos construídos por meio de visualidades e modelos culturais das Artes e da Moda nas sociedades ocidentais, esta chamada de artigos pretende evidenciar e ao mesmo tempo interrogar imagens contemporâneas que atravessam as próprias relações sociais que as constituem a partir das Artes e da Moda – campos interdisciplinares por excelência.

Assim, o dossiê temático “Artes, Moda e Cultura Visual”, do ModaPalavra e-periódico, busca trazer um panorama dos estudos atuais que envolvem o diálogo entre esses campos do conhecimento, convidando pesquisadoras.es de vários países para submeterem seus manuscritos, sejam eles oriundos de pesquisas básicas ou aplicadas, comprometidos com as questões aqui apresentadas.