Jovens e adultos operários da construção civil: relações entre demandas de formação e trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824552023057Palavras-chave:
trabalho, educação, construção civil, operariado, educação de jovens e adultosResumo
O presente estudo busca analisar as demandas de formação – para o trabalho e para a escolarização básica – dos trabalhadores jovens e adultos que atuam no setor da construção civil da grande Florianópolis, a partir de seu perfil social e de escolarização. Parte-se do princípio de que a efetivação do direito à educação é fator essencial também para a efetivação de direitos trabalhistas, já que a escolarização é fundamental à compreensão das leis e normas que regem as relações de trabalho e tem influência na reflexão sobre a realidade concreta. Os referenciais teóricos têm como base o materialismo histórico e optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório, trabalhando com fontes de pesquisa bibliográficas e documentais, em que foram analisados dados referentes ao perfil dos trabalhadores da construção civil da grande Florianópolis, divulgados pelo sindicato patronal do setor entre os anos de 2013 e 2018. O perfil de escolarização aponta para a confirmação da indústria da construção civil como localização de demandas potenciais em EJA, enquanto o perfil social dos trabalhadores faz emergir a questão não só do acesso, mas também da permanência. Dados sobre a oferta de escolarização na modalidade EJA na região também indicam grande desproporção entre demanda potencial e oferta de vagas. Além disso, a constatada falta de articulação entre as vagas oferecidas em EJA e a Educação Profissional desperta grande preocupação, uma vez que o perfil social e de escolaridade dos trabalhadores aponta para a necessidade da formação profissional para além da elevação de escolaridade.
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