Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Linhas é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, desde o ano 2000. Desde o ano de 2015, tem periodicidade quadrimestral, recebendo propostas de dossiês e publicando artigos de demanda contínua, resenhas e traduções. Publica, também, entrevistas em vídeo. A avaliação das submissões é feita pelo sistema de avaliação por pares, às cegas. O periódico tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber. O Comitê Científico é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É indexado em Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura – OEI; Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa – IRESIE; EDUBASE – Faculdade de Educação / UNICAMP – São Paulo / Brasil; Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades – CLASE; Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal – LATINDEX. Em 2018, foi indexada também no Scielo Educa. Atualmente, possui Qualis B1 em Ensino e, B2, em Educação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo submetido no sistema é enviado para as editoras-chefes, que fazem uma prévia seleção, verificando se o texto se enquadra no escopo da Revista.

Se sim, as editoras indicam dois pareceristas que tenham afinidade com o tema do artigo para que o avaliem. Caso haja impasse no resultado da avaliação, busca-se por uma terceira análise.

Toda avaliação é feita às cegas, de maneira que os avaliadores não sabem a quem estão avaliando e vice-versa.

Os pareceres emitidos são sintetizados pelas editoras e enviados para os autores.

 

Periodicidade

Revista eletrônica com periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Taxas

A Revista Linhas não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico.

Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.