Análise estética comparativa entre figurinos criados por artista e por IA em quadrinhos de super-heroína
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7472Parole chiave:
super-heróis, figurino, estética, inteligência artificial, análise comparativaAbstract
O presente artigo investiga o processo de criação do design de figurinos em quadrinhos por meio de uma análise comparativa entre criações humanas e geradas por inteligência artificial (IA), tomando como objeto de estudo a personagem Wonder Woman. A pesquisa articula uma revisão bibliográfica com uma análise estética para examinar as diferenças formais e conceituais entre os figurinos criados por artistas e aqueles produzidos por sistemas de IA a partir de comandos textuais. O estudo discute o potencial e os limites das ferramentas de IA generativa no campo do design de figurinos, especialmente no que se refere à criatividade, coerência visual e fidelidade ao universo narrativo original. Os resultados revelam que, embora a IA consiga gerar soluções visuais sofisticadas, ainda apresenta dificuldades em capturar nuances interpretativas e estilísticas, que são próprias da criação artística humana. Assim, o trabalho contribui para o debate sobre metodologias em design e o papel da IA em processos criativos contemporâneos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977.
Berleant, Arnold. Sensibility and Sense: The Aesthetic Transformation of the Human World. Imprint Academic. 2010.
BUSIEK, Kurt (roteiro); ROBBINS, Trina (roteiros e arte). The Legend of Wonder Woman. Série limitada, 4 edições, DC Comics, 1986.
CATALANO, Flávio Antonio. A Teoria do Leitor-Modelo, de Umberto Eco, e sua presença no romance “O Nome da Rosa”: O percurso epistemológico de Umberto Eco e sua consolidação nas teorias da Estética da Recepção. Unesp, 152p. Dissertação de Mestrado em - Letras, UNESP, Araraquara, 2023.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
HARVEY, R.C. Morrill Goddard: Godfather of the “comics”. Disponível em https://www.tcj.com/morrill-goddard-godfather-of-the-comics/ Acesso em: 11 jun. 2024.
JONES, Gerald. Homens do amanhã. São Paulo: Conrad, 2005.
KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? Dora Kaufman - Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
LEONARDO.AI. Leonardo.Ai. Disponível em: https://leonardo.ai/. Acesso em: 10 ago. 2024.
LEPORE, Jill. A história secreta da Mulher‑Maravilha. Tradução: Érico Assis. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.
LIMA, Savio Queiroz. A História Estética da Mulher Maravilha: Vestuário e Padrões de Beleza Refletidos nas Histórias em Quadrinhos. In: Anais do XVIII Encontro de História da ANPUH-RJ: História e Parcerias, Niterói; 2018.
NOBLEMAN, Marc Tyler. Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman. Illustrated by Ty Templeton. Watertown, MA: Charlesbridge, 2012.
OPPENLAENDER, Jonas; LINDER, Rhema; SILVENNOINEN, Johanna M. Prompting AI art: an investigation into the creative skill of prompt engineering. ArXiv, v. abs/2303.13534v3, 04 jul 2024. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:257757206. Acesso em: 24 ago. 2024.
PERASSI, Richard. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital – Florianópolis: CCE/UFSC, 2015.
PIERO, Christopher Kul-Want. Estética Una Guía Ilustrada – Reino Unido: Icon Books Ltda, 2010.
PIMENTEL, Carol et al. Amazona 80 anos da Mulher-Maravilha – Florianópolis: Skript, 2022.
SANTAELLA, Lucia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Editora C0D3S, 2017.
SILVA, Gislayne Vitorino dos Santos. Inteligência artificial generativa de imagem e a utilização não autorizada de obras que possuem direitos autorais. Recife, 2024. 35 p. Trabalho de conclusão de curso em Ciência da computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
SMITH, Ethan. A traveler’s guide to the latent space. 2022. Disponível em: https://sweet-hall-e72.notion.site/A-Traveler-s-Guide-to-the-Latent-Space-85efba7e5e6a40e5bd3cae980f30235f. Acesso em 24 ago. 2024.
TRENDS, Google. Google Trends. 2024. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=%2Fg%2F11y2mr413g,%2Fg%2F11vm6jshm7,%2Fg%2F11ncmnnhcy,%2Fg%2F11t4b6xmqk,%2Fg%2F11tcd8vgn9 Acesso em: 30 ago. 2024.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Diego Moreau de Carvalho, Letícia Debastiani Frana, Milton Luiz Horn Vieira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.