Diário de uma professora estrategista: constituição complexa na ação docente em arte
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630832024e5397Mots-clés :
complexidade, ação docente, ensino das artes visuaisRésumé
A partir de interlocuções teóricas ao pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, o artigo analisará o processo de constituição complexa de uma professora, a partir de trechos de seu diário de bordo, a fim de verificar suas ações estratégicas diante das dúvidas e incertezas, decorrentes do processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamental. As estratégias encontradas na imaginação e no riso em Gianni Rodari (1982), serviram como uma aposta de ação didática complexa no aprendizado de desenho. Como gênero textual, o diário será mobilizado como um contraponto rítmico, entre passado e presente, uma vez que a voz narrativa será feita em primeira pessoa, distanciada apenas pelo intervalo temporal do antes e do agora.
Téléchargements
Références
GUÉRIOS, Ettiène; BATISTELLA, Michelle Padilha. Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 665-676, Set/Dez.
ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9952 Acesso em: 22/05/23.
MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: Ensaio de complexidade. Coord. Gustavo de Castro...et. at. Porto Alegre: Sulina, 1997.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. - 6ª Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. (Orgs) Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho - 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir Machado da Silva, 3ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa, 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RODARI, Gianni. A gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.71-83. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em:24/04/24
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Elisângela de Freitas Mathias 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

