Entre linhas e tempos: a recriação histórica de um sutiã de 1925
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630832024e6080Palavras-chave:
vestuário feminino, vestuário – história, vestuário – modelagemResumo
Este trabalho pretende recriar um sutiã datado entre 1925-1930. Para tanto, parte de pesquisa qualitativa, tendo como base registros bibliográficos (livros, artigos acadêmicos, teses e dissertações), periódicos, catálogos da época e iconografia, além de bibliografia especializada, que trata de técnicas de confecção (de modelagem e costura) de roupa interior. Complementando estes registros, a principal fonte de pesquisa foi o estudo de um traje original pertencente ao acervo do Museu do Traje de Lisboa. Vale destacar a importância do estudo de trajes originais, existentes em acervos, que permitem a recriação, não somente da parte estética, de forma e modelagem, mas também dos aspectos de confecção dos trajes históricos. O trabalho se diferencia ao apresentar também os moldes das peças e um passo-a-passo de sua confecção, de modo a contribuir como fonte de informações para estudantes, pesquisadores e demais profissionais da área, principalmente para aqueles relacionados ao ofício da criação de trajes de cena para diversos tipos de espetáculo.
Downloads
Referências
ARANHA, H. Curso prático de corte e costura. São Paulo: Edit. Nova Era Ltda., 1954.
AU BON MARCHÉ. Au Bon Marché Blanc, 7 de fevereiro, 1916. Maison A. Boucicaut, Paris. Disponível em: https://underpinningsmuseum.com/museumcollections/au-bon-marche-1916-department-store-catalogue/ . Acesso em 31 out. 2022.
AVILÁ, M. B. Systema Brum – Modista sem professora. São Paulo: Comp. Melhoramentos de São Paulo, [1923].
BLAIR, M. J. System of sewing and garment drafting. St. Paul: Webb Publishing CO., 1904.
BOUCHER, F. História do vestuário no ocidente. Tradução: André Telles. São Paulo: Cosac & Naify. 2010.
BUTTERICK. The dressmaker. Butterick Publishing Company, 1911.
CONOVER, I. D. A complete course in dressmaking. New York: Edward J. Clode, 1922.
CONOVER, I. D. Dressmaking Made Easy. New York: Edward J. Clode, 1919.
CUNNINGTON, C. W; CUNNINGTON, P. The history of underclothes. Nova Iorque: Dover Publications, 1992.
EHRMAN, E. Undressed: A Brief History of Underwear. Londres: V&A Publishing, 2015.
FONTANEL, B. Sutiãs e Espartilhos: uma história de sedução. Tradução: Maria Cecília D’Egmont e Olívia Martins. Rio de Janeiro: GMT Editores, 1998.
FRYES, J. E. The Mary Frances sewing book or adventures among the thimble people. Philadelphia: The John C. Winston CO., 1913.
ITALIANO, I.; VIANA, F. R. P. O projeto Para vestir a cena contemporânea [recurso eletrônico]: o sistema “Vestir a cena”. São Paulo: ECA/USP, 2024.
JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro. Ed. 321, 21 nov. 1923. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_11&pesq=%22syste ma%20brun%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=12820. Acesso em 27 fev. 2023.
MENDES, V., HAYE, A. de la. A moda do século XX. Tradução: Luís Carlos Borges, Revisão técnica: José Luiz Andrade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MUSEU NACIONAL DO TRAJE. Museu Nacional do Traje, Lisboa, Portugal. Ficha técnica do item 9847. Disponível em: http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=48137. Acesso em 20 jun. 2022.
SCOTT, L. Lingerie: da antiguidade à cultura pop. Tradução: N.C. Barueri: Manole, 2013.
THE UNDERPINNINGS MUSEUM. Au Bon Marché 1916 Department Store Catalogue. Disponível em: https://underpinningsmuseum.com/museumcollections/au-bon-marche-1916-department-store-catalogue/. Acesso em 31 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Regina Célia Rodrigues de Almeida, Fausto Roberto Viana, Isabel Cristina Italiano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.