O PASSEIO DOS DEUSES ENTRE OS HOMENS

Ratha Yatra e o Teatro das Origens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0006

Resumo

Este artigo investiga a relação entre a noção  de performance proposta por Zeca Ligiéro no Teatro das Origens e práticas realizadas nos festivais de  Ratha Yatra ao redor do Brasil e na Índia. A partir da análise de  práticas devocionais sugiro como podemos através da ideia de teatro espetáculo de comunhão, que acontece através da dança, do canto e do rito compreender os modos de perpetuação de uma cultura milenar em performatividades atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PAULINA GODTSFRIEDT PRADO, UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina

Paulina Godtsfriedt Prado é atriz, performer, pesquisadora e professora. Graduada em licenciatura e bacharelado em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina e atualmente em processo de finalização do mestrado na mesma universidade. Pesquisa as possibilidades de devoção dentro do treinamento do ator e o universo místico atrelado ao teatro. 



BIANCA SCLIAR CABRAL MANCINI, UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Bianca Scliar é artista multimídia e trabalha com performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. Suas principais áreas de interesse são artes performátivas em espaços não convencionais, processos colaborativos, práticas interdisciplinares e objetos coreográficos. É pesquisadora associada ao SenseLab (Instituto Hexagram/ Concordia University), onde atua como membro do conselho editorial do periódico Inflexions- a Journal of Research Creation. É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro da UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina e no programa de Pós graduação em Artes Cênicas. Diretora do Lab.Ei, Laboratório de Ensaios e Imprevistos , ajuntamento para a pesquisa-criação que une artistas, filósofos, professores que investigam as intersecções entre a dança site specific e a filosofia, através da produção de eventos híbridos e processos interdisciplinares, unindo teoria e ação e sistematizando processos de improvisação. No LabEi são pesquisadas condições para a improvisação, incluindo práticas e reflexões sobre pedagogias processuais, arte relacional e filosofia do organismo. Interessadas na partilha que não se vê (o intangível-sensível), dedica-se à criar e acolher o imprevisto, em composições ou em práticas de estudo onde Repartir, transduzir o comum, tornar possíveis ocasiões sitiadas a partir de coreografias que são condições permissivas para invocar sintonia de afetos é o centro dos seus estudos e experimentos criativos.

Publicado

04-09-2025

Como Citar

GODTSFRIEDT PRADO, PAULINA; SCLIAR CABRAL MANCINI, BIANCA. O PASSEIO DOS DEUSES ENTRE OS HOMENS: Ratha Yatra e o Teatro das Origens . DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0006. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/20783. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos