Design de produção e a construção do sentido em Meu Malvado Favorito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019106

Palavras-chave:

Cinema – Semiótica, Semiótica discursiva, Percurso gerativo de sentido, Design de produção

Resumo

Identificada em outros momentos como atividade de direção de arte ou cenografia, a concepção visual de elementos cinematográficos relativos aos cenários, objetos cênicos, artefatos, locações e produtos gráficos de um filme estão atualmente sob os cuidados do chamado design de produção (ou production design). Ao utilizar métodos e ferramentas de projeto, o design de produção configura-se como um processo de estruturação plástico e visual dos múltiplos elementos compositivos dos textos fílmicos. Buscando apresentar a importância narrativa da atividade, propõe-se no presente artigo realizar uma análise de um objeto audiovisual da série filmográfica "Meu malvado favorito", tendo como base o modelo de percurso gerativo do sentido proposto pela semiótica greimasiana. A análise tem como objetivo demonstrar a articulação dos elementos visuais do filme na estruturação de sua narrativa, o que se dá por meio da materialização de conceitos abstratos em artefatos e objetos cênicos específicos, de forma que a plasticidade da animação teve importante papel na materialização do significado de antagonismo que a produção desejava representar.

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Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

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MEU malvado favorito. Direção: Pierre Coffin; Chris Renaud. Produtor executivo: Sergio Pablos. Estados Unidos: Universal Pictures, 2010. DVD (95 min).

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

COELHO DE MORAES, Rafael; SCOZ, Murilo. Design de produção e a construção do sentido em Meu Malvado Favorito. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 106–123, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019106. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019106. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos