Design de produção e a construção do sentido em Meu Malvado Favorito
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019106Palabras clave:
Cinema – Semiótica, Semiótica discursiva, Percurso gerativo de sentido, Design de produçãoResumen
Identificada em outros momentos como atividade de direção de arte ou cenografia, a concepção visual de elementos cinematográficos relativos aos cenários, objetos cênicos, artefatos, locações e produtos gráficos de um filme estão atualmente sob os cuidados do chamado design de produção (ou production design). Ao utilizar métodos e ferramentas de projeto, o design de produção configura-se como um processo de estruturação plástico e visual dos múltiplos elementos compositivos dos textos fílmicos. Buscando apresentar a importância narrativa da atividade, propõe-se no presente artigo realizar uma análise de um objeto audiovisual da série filmográfica "Meu malvado favorito", tendo como base o modelo de percurso gerativo do sentido proposto pela semiótica greimasiana. A análise tem como objetivo demonstrar a articulação dos elementos visuais do filme na estruturação de sua narrativa, o que se dá por meio da materialização de conceitos abstratos em artefatos e objetos cênicos específicos, de forma que a plasticidade da animação teve importante papel na materialização do significado de antagonismo que a produção desejava representar.
Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2015.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MEU malvado favorito. Direção: Pierre Coffin; Chris Renaud. Produtor executivo: Sergio Pablos. Estados Unidos: Universal Pictures, 2010. DVD (95 min).
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Rafael Coelho de Moraes, Murilo Scoz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.