Butterfly e a dramaturgia do movimento: da figura à transfiguração do corpo - construindo Kate Sherman
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007098Palavras-chave:
corpo, dramaturgia, grotesco, personagem, dançaResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-prática que discute as relações entre os procedimentos técnicos do treinamento do ator e a construção de novas abordagens dramatúrgicas nas artes cênicas. A noção de um espaço dramatúrgico que deve ser edificado revela-se como um terreno fértil para o jogo e para a criação do movimento e define a busca de significação e construções simbólicas em sala de trabalho e sua aderência no campo da pesquisa teórica e dramatúrgica. A partir da contextualização temática, passa-se a tratar do processo de composição da personagem Kate Sherman para o espetáculo “Butterfly”, resultado prático desta pesquisa, descrevendo procedimentos utilizados e relacionando-os com termos como o grotesco. A artista plástica norte-americana Cindy Sherman é citada, como uma das principais bases de inspiração e apropriação de procedimentos para a composição da personagem. Deste modo, compreende-se como o processo prático de construção do ator dialoga com pesquisas teóricas, criando um espaço de reflexão e compreensão dos materiais abordados no processo da pesquisa e da composição de uma dramaturgia pautada no movimento corporal.Downloads
Referências
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CRUZ, Amada. Movies, Monstrosities, and Masks: twenty years of Cindy Sherman. In. Cindy Shermana: Retrospective. New York: Thames & Hudson, 1997.
GREINER, Christine e KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia. In. O Corpo – pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anna Blume, 2005
KANDINSKY, Vassily. De lo espiritual en la arte. Barcelona: Barral Labor, 1972.
NASPOLINI, Marisa. Corpos em Ação: a construção da personagem na dança. In. Tubo de Ensaio - Experiências de Dança e Arte Contemporânea. Florianópolis: Ed. Do Autor, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SANCHEZ, José (ed). La Scena Moderna- manifiestos y textos sobre teatro de la época de vanguardias. Madri: Ediciones Akal, 1999.
SERVOS, Norbert. Entre a Alegria e a perfídia. In. Revista Bravo n. 39. São Paulo: Editora D
´Ávila, 2000.
SHERMAN, Cindy. The Making of Untitled. In: The Complete Untitled Film Stills. New York: The Museum of Modern Art, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Milton de Andrade Leal Junior, Barbara Biscaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.