O Brasil em tempos de independência – um estudo histórico de design e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008546Palavras-chave:
Aparência, Sociabilidades, DesignResumo
Analisando o cenário nacional durante o reinado de D. Pedro I, percebeu-se a ênfase dada pela realeza na implantação de cerimoniais que atestassem sua posição e soberania. A absorção destes símbolos pela sociedade foi determinante para a construção das sociabilidades da época, caracterizadas pela tentativa de reprodução dos modelos europeus em terras tropicais.
Este estudo teve como objetivo analisar como alguns hábitos e costumes dos grupos sociais no âmbito da aparência, campo privilegiado do design, foram determinantes no sentido de afirmar ou não a independência da nação recém constituída.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mara Rúbia Sant’Anna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.