A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019172

Palavras-chave:

Design, Tecnologia Digital, Formação crítica, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

A partir da Resolução CNE/CES nº 5, de 8 de março de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Design, faz-se neste artigo uma análise do documento sob a ótica de como o mesmo compreende o conceito de tecnologia, currículo e formação crítica no uso da tecnologia digital na expectativa de visualizar um futuro designer preparado para atuar no contexto contemporâneo. Os desafios requerem um profissional crítico capaz de perceber os problemas e desenhar soluções, envolvendo as qualidades da tecnologia digital para potencializar suas soluções projetuais. O estudo conclui que a tecnologia não tem uma ênfase explícita em sua abordagem na DCN, o que pode refletir diretamente no perfil de um profissional crítico ao uso das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Flavia Lumi Matuzawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Leticia Oliveira do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

MATUZAWA, F. L.; AMARAL, A. L. O. do; GONÇALVES, B. S.; CERNY, R. Z.; ESPÍNDOLA, M. B. de. A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 172-184, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019172. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019172. Acesso em: 3 dez. 2021.

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