Design de produção e a construção do sentido em Meu Malvado Favorito
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019106Palavras-chave:
Cinema – Semiótica, Semiótica discursiva, Percurso gerativo de sentido, Design de produçãoResumo
Identificada em outros momentos como atividade de direção de arte ou cenografia, a concepção visual de elementos cinematográficos relativos aos cenários, objetos cênicos, artefatos, locações e produtos gráficos de um filme estão atualmente sob os cuidados do chamado design de produção (ou production design). Ao utilizar métodos e ferramentas de projeto, o design de produção configura-se como um processo de estruturação plástico e visual dos múltiplos elementos compositivos dos textos fílmicos. Buscando apresentar a importância narrativa da atividade, propõe-se no presente artigo realizar uma análise de um objeto audiovisual da série filmográfica "Meu malvado favorito", tendo como base o modelo de percurso gerativo do sentido proposto pela semiótica greimasiana. A análise tem como objetivo demonstrar a articulação dos elementos visuais do filme na estruturação de sua narrativa, o que se dá por meio da materialização de conceitos abstratos em artefatos e objetos cênicos específicos, de forma que a plasticidade da animação teve importante papel na materialização do significado de antagonismo que a produção desejava representar.
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Referências
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