Estrutura ideológica e poética no Teatro de Grupo: qual razão para que se continue?
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129030520081273Palavras-chave:
Teatro de Grupo, Grupos de São Paulo, Discurso ideológico em grupos de Teatro de Grupo, Base poético-ideológica em Teatro de GrupoResumo
Esta pesquisa busca compreender como a base de sustentação – constituída por certo discurso ideológico, de pensamento políticos comprometidos – repercute no pensamento estético e numa poética própria de grupos de Teatro de Grupo no Brasil. O artista parece sempre estar movido pelo questionamento dos hábitos, por isso se dão as tentativas de rompimento com a tradição; busco compreender como operam a razão própria do artista e dos grupos e como estas são projetadas para o “receptor”. Como se estruturam discursos e práticas que visam certa provocação e a reação passiva ou ativa do público. Como os grupos articulam jogos de “interatividade” entre sua manifestação artística e o público. E como os conceitos ideológicos dos grupos se traduzem nos elementos subjetivos e intrínsecos à comunicação artística.
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