Estrutura ideológica e poética no Teatro de Grupo: qual razão para que se continue?

Autores

  • Vinicius Pereira UDESC
  • André Carreira UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129030520081273

Palavras-chave:

Teatro de Grupo, Grupos de São Paulo, Discurso ideológico em grupos de Teatro de Grupo, Base poético-ideológica em Teatro de Grupo

Resumo

Esta pesquisa busca compreender como a base de sustentação – constituída por certo discurso ideológico, de pensamento políticos comprometidos – repercute no pensamento estético e numa poética própria de grupos de Teatro de Grupo no Brasil. O artista parece sempre estar movido pelo questionamento dos hábitos, por isso se dão as tentativas de rompimento com a tradição; busco compreender como operam a razão própria do artista e dos grupos e como estas são projetadas para o “receptor”. Como se estruturam discursos e práticas que visam certa provocação e a reação passiva ou ativa do público. Como os grupos articulam jogos de “interatividade” entre sua manifestação artística e o público. E como os conceitos ideológicos dos grupos se traduzem nos elementos subjetivos e intrínsecos à comunicação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

PEREIRA, V.; CARREIRA, A. Estrutura ideológica e poética no Teatro de Grupo: qual razão para que se continue?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1273-1278, 2019. DOI: 10.5965/18083129030520081273. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15876. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

Artes Cênicas