A BRASILIDADE DOS BRASIS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA MATERIAL NO BRASIL (1937 -1945)

Autores/as

  • Assis Daniel Gomes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122142

Palabras clave:

Ciência, Patrimônio, Identidade, Cultura material

Resumen

Neste artigo, analisou-se como se erigiram ações de valorização do patrimônio entre 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, verificaram-se os discursos construídos pelo IHGB e pelo SPHAN, divulgados por meio de seus respectivos periódicos. Neles se destacaram as matérias sobre os museus existentes em alguns estados brasileiros e a edificação de monumentos em suas praças públicas. Enfim, o que as moviam no Estado Novo era a tentativa de (re)construção da identidade nacional que se utilizavam dos equipamentos culturais - como território privilegiado para a divulgação de uma imagem do Brasil trabalhador. Nesse intuito, a ciência, o seu ensino e a cultura material, pertencentes aos vários brasis, foram manejadas para construir uma brasilidade.

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Biografía del autor/a

Assis Daniel Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará e professor do departamento de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2023-06-15

Cómo citar

GOMES, Assis Daniel. A BRASILIDADE DOS BRASIS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA MATERIAL NO BRASIL (1937 -1945). Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 42–61, 2023. DOI: 10.5965/259464122142. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12915. Acesso em: 13 may. 2024.