Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica de Extensão – “UDESC em Ação” foi idealizada no ano de 2006, pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

O objetivo é divulgar a produção extensionista da Universidade e trabalhos de extensão de outras Instituições, propiciando a troca de experiências e saberes distintos, aberto a contribuições da comunidade científica nacional e internacional.

A partir de outubro de 2017 a Revista passa por uma reformulação, incluindo a mudança de nome, intitulada: "Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura". O fluxo para submissão de artigos também passa a ser contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Critérios de avaliação pelos pares: 

a) Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos assuntos e temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

b) Os originais serão encaminhados aos avaliadores no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação do Conselho Editorial, do Conselho Editorial Científico e de Pareceristas Ad Hoc. Nessas três instâncias os trabalhos serão analisados e selecionados os títulos que serão publicados.

c) A revista se reserva ao direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.

d) Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica de Extensão – “Cidadania em Ação”.

e) As opiniões emitidas pelo(s) autor(es) do artigo são de sua exclusiva responsabilidade.

Periodicidade

A partir de 2018 "Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura", será semestral.
Com publicação jan./jun e jul./dez. de cada semestre.

Política de Acesso Livre

A Cidadania em Ação é um periódico de acesso on-line gratuito, e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público é um dever ético e moral, pois proporciona a democratização do conhecimento a sociedade. A Revista não cobra taxas dos autores para publicação (APCs).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Histórico do periódico

No decorrer do período de 2007 a 2016, foram instituídas as normas e instruções normativas, valorizando assim o periódico em ascensão, com vistas a alcançar sua qualificação ainda em desenvolvimento.
Nesse ano a Revista completa 10 anos, com o propósito de continuar a divulgar as ações da universidade junto à comunidade, cumprindo sua ação social e cultural.
Com o objetivo de construir um novo ciclo de comunicação da Extensão em Santa Catarina e no Brasil, um novo nome foi atribuído e passa a denominar "Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura". O nome está atribuído ao novo contexto em que a Extensão perpassa: a extensão como responsável por levar à comunidade as ações da universidade, que deve proporcionar a cidadania, como polo social e cultural, transformando o cidadão por meio do ensino, pesquisa e extensão: propósito maior da UDESC.