An invitation to build our bridges:

autobiographical narratives of inclusive teachers in an initial teacher education program

Authors

  • Vivian Alvarenga Pereira UFMG
  • Bernardo de Pinho Tavares Dornela UFMG
  • LUIZA COUTINHO MARTINS Centro Pedagógico/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782112025e0074%20%20

Keywords:

TEA, formação de professores, Formação Docente – Prática Pedagógica - Saberes Docentes – Educação Básica - PIBID

Abstract

Initial Teacher Educational (ITE) programs are expected to expand concepts and knowledge about teaching, especially when it includes practices in real schools, dealing with diverse students. During their professional career, many teachers mention that they were not properly prepared, during their undergraduate studies, to work in an inclusive way with disable students. The present work intends to reflect about the experience of two undergraduates in the context of an Initial Teacher Educational program, who were in contact with autistic students. We investigate, through autobiographical narratives, the importance of early contact with disable students, for developing teachers aligned with the perspective of inclusive education especially considering a panorama of increased diagnoses and enrollment of disable students, in regular classes. In this investigation we highlight (i) the presence of “not knowing” and “not doing” as a crucial part of the performance and training of teachers; (ii) the need for everyone’s willing to build and cross bridges between expectations and realities; (iii) the need for reception teachers in ITEs and teacher’s initiation, establishing a safe and supervised start.

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Author Biographies

Vivian Alvarenga Pereira, UFMG

Graduada em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Interessada em pesquisa sobre Educação, Artes Inclusão e Acessibilidade, Decolonização e Cerâmica. No Trabalho de Conclusão de Curso defendeu a pesquisa com o título: "Arte Educação e Inclusão". Atuou como monitora voluntária no Projeto de Ensino - "Intervenção pedagógica junto à adolescentes com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento" - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise e Educação (NIPSE), na Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. Atuou como bolsista no Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Educação Especial (PID EE), como monitora acompanhante de um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

Bernardo de Pinho Tavares Dornela, UFMG

Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Interessado em pesquisa na Geografia Urbana, Ensino em Geografia, Educação, Educação Especial e Cartografia Histórica. Atuou como monitor voluntário no Projeto de Ensino "Programa de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID), atuando na Escola Estadual Professor Affonso Neves, com publicação em periódico ligada à participação no programa. Atuou como bolsista no Projeto de Extensão "Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG" (PEAP - MHNJB/UFMG), realizando mediação de exposições do acervo no museu. Concomitantemente, ligado ao núcleo de Cartografia Histórica (Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG), realizou pesquisa, com trabalhos apresentados, e produção de material audiovisual no âmbito da extensão. Atuação como bolsista do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Educação Especial (PID EE - CP/UFMG), sendo monitor e acompanhando um estudante que se encontra no Transtorno do Espectro Autista. Atuou como estagiário na equipe de monitoramento social que acompanhou a obra pública da nova maternidade do Hospital Odilon Behrens, fazendo parte do Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Consominas Engenharia LTDA, com ações voltadas principalmente ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental e patrimonial com a comunidade da região. Tem realizado pesquisa e aplicação de práticas pedagógicas em Geografia para o ensino básico regular. Atuou como bolsista do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Ensino e Pesquisa, exercendo a docência através dos Grupos de Trabalho Diferenciado (GTD) com estudantes do 2 Ciclo de Formação Humana (4 ao 6 ano do Ensino Fundamental), numa perspectiva de trabalho com a iniciação científica no ensino básico.

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Published

2025-06-30

How to Cite

ALVARENGA PEREIRA, Vivian; DE PINHO TAVARES DORNELA, Bernardo; COUTINHO MARTINS, LUIZA. An invitation to build our bridges:: autobiographical narratives of inclusive teachers in an initial teacher education program. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0074, 2025. DOI: 10.5965/198431782112025e0074 . Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/24688. Acesso em: 20 sep. 2025.