Jogo Librário: Design for Change para comunicação e inclusão

Autores

  • Flávia Neves de Oliveira Castro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Nadja Maria Mourão Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita de Castro Engler Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020216

Palavras-chave:

educação, inclusão, design, comunicação, Libras

Resumo

A importância da comunicação para a formação humana é um fato inegável. O objetivo principal deste artigo é apresentar e analisar como o Librário foi aplicado nos últimos seis anos, em escolas e universidades, pelo prisma da experiência das autoras e sob a metodologia do Design for Change. Os métodos de pesquisa envolveram a revisão e análise crítica da literatura sobre Design e inclusão no Brasil, e a observação e experimentação com o Librário. Utiliza-se uma metodologia de natureza qualitativa, estudo de caso. Neste artigo, o estudo em questão é o jogo Librário e a aplicação do Design for Change. Este propõe a aplicação de quatro etapas a serem seguidas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. A partir das análises, torna-se pertinente fomentar debates e reflexões sobre o uso do Design for Change nas políticas públicas de inclusão social, não apenas no ambiente escolar, mas em diferentes setores da administração e serviços públicos que atendam cidadãos surdos e ouvintes.

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Biografia do Autor

Flávia Neves de Oliveira Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais

A importância da comunicação para a formação humana é um fato inegável. O objetivo principal deste artigo é apresentar e analisar como o Librário foi aplicado nos últimos seis anos, em escolas e universidades, pelo prisma da experiência das autoras e sob a metodologia do Design for Change. Os métodos de pesquisa envolveram a revisão e análise crítica da literatura sobre Design e inclusão no Brasil, e a observação e experimentação com o Librário. Utiliza-se uma metodologia de natureza qualitativa, estudo de caso. Neste artigo, o estudo em questão é o jogo Librário e a aplicação do Design for Change. Este propõe a aplicação de quatro etapas a serem seguidas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. A partir das análises, torna-se pertinente fomentar debates e reflexões sobre o uso do Design for Change nas políticas públicas de inclusão social, não apenas no ambiente escolar, mas em diferentes setores da administração e serviços públicos que atendam cidadãos surdos e ouvintes.

Nadja Maria Mourão, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Design, pelo PPGD/UEMG, Linha de pesquisa: Cultura, Gestão e Processos em Design, Título da Tese: Tecnologias Sociais: Diretrizes para Empreendimentos Criativos (em andamento). Possui mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Pós-Graduação em Arte Educação pela FAE/UEMG - Faculdade de Educação (1999). Graduação em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho - Escola de Artes Plásticas (1994). Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professora Titular da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis (DECTESIS) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Design, Identidade e Território. É consultora e gestora de projetos solidários, socioculturais e ambientais, em APLs - Arranjos Produtivos Locais, empreendimentos criativos. Atuante em projetos comerciais de Design de Ambientes e do Sebraetec/MG. É coordenadora de projetos e membro do CEDTec - Centro de Estudos de Design e Tecnologia da Escola de Design/UEMG - Linha de Pesquisa: Design, Inovação e Tecnologia - Design inclusivo e Tecnologia Social. É membro de criação e execução da Tecnologia Social Librário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design, Sustentabilidade e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo Social e Cultural, Comunidades, Identidade e Cultura.

Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo, diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos, atualmente é Professora concursada em Inovação e Design e coordenadora do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENSin.

 

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

CASTRO, Flávia Neves de Oliveira; MOURÃO, Nadja Maria; ENGLER, Rita de Castro. Jogo Librário: Design for Change para comunicação e inclusão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 216–244, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020216. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15115. Acesso em: 28 mar. 2024.

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